Como médicos diagnosticam e tratam a doença causada por cigarro eletrônico

Em setembro, os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relataram 805 casos confirmados e prováveis ​​de lesão pulmonar “associados ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vaping” em 48 estados. Houve pelo menos 12 mortes confirmadas nos Estados Unidos relacionadas ao vaping.

Os sintomas mais comuns da VAPI – falta de ar, tosse seca, cansaço, dor no peito e tosse com sangue – geralmente podem ser encontrados em outras doenças respiratórias, como pneumonia. Isso dificulta o diagnóstico e pode resultar em perda de tempo crítico, pois os médicos prescrevem medicamentos que não funcionam. A única coisa que parece ajudar com a VAPI, de acordo com vários relatórios, são as rodadas de tratamento com esteróides aplicadas por várias semanas.

Os pacientes estão indo a público

Autoridades estaduais e federais têm sido consistentes sobre a atualização das estatísticas sobre casos de VAPI e suspeitas de mortes relacionadas à síndrome. Mas tem sido difícil obter informações sobre como a VAPI se apresenta nos próprios pacientes. Devido à lei federal de privacidade médica da HIPAA , pode ser difícil para os médicos falar publicamente sobre pacientes com VAPI específicos. Felizmente, alguns pacientes estão publicando seus próprios sintomas e experiências.

Há também o reconhecimento repentino de que um problema de saúde nacional está surgindo, sem que um produto claro e consistente seja usado ou fonte específica de toxina em todos os casos. Respostas tão fáceis sobre sintomas e tratamentos ainda não estão disponíveis.

Dr. Steve Feagins é vice-presidente de assuntos médicos da rede Mercy Health Hospitals de 23 hospitais em Cincinnati e diretor médico da Saúde Pública do Condado de Hamilton em Ohio . Ele também está impressionado com o quão nova é essa crise. 

“Estamos a um mês do que sabemos. O mais importante é encontrar casos que possamos confirmar”, diz Feagins

Quais são os sintomas da VAPI?

Em 13 de setembro, os Centros federais de controle de doenças emitiram uma carta consultiva nacional sobre o surto de VAPI. Essa orientação tomou nota desses sintomas , que podem se apresentar individualmente ou em alguma combinação em pacientes com VAPI: 

  • Falta de ar
  • Tosse não produtiva
  • Dor torácica pleurítica 
  • Batimento cardíaco rápido (regular ou irregular)
  • Febre
  • Arrepios
  • Fadiga
  • Angústia gastrointestinal: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia
  • Hipoxemia (nível anormalmente baixo de oxigênio no sangue)
  • Insuficiência respiratória aguda ou subaguda 

Uma característica importante a ser observada é a hipóxia, não há oxigênio suficiente no sangue. Isso ocorre porque os pulmões não estão conseguindo transferir oxigênio para a corrente sanguínea. A hipóxia mostra-se cansada, enjoada, enjoada e tonta. De repente, você não pode mais subir as escadas, passear com o cachorro ou brincar de pega-pega.

Os pacientes estão aparecendo no hospital com níveis de oxigênio no sangue tão baixos (tão baixos quanto 35%) que devem estar mortos. 

Profissionais de saúde dizem que o dano causado pelo vaping se enquadra na categoria “Bronquiolite obliterante”. Essa é uma condição definida pelos Institutos Nacionais de Saúde como uma condição inflamatória induzida quimicamente “que afeta as menores vias aéreas do pulmão, os bronquíolos” e resulta na obstrução de oxigênio no corpo. 

Freqüentemente diagnosticada como pneumonia infecciosa

O CDC observou que muitos profissionais de saúde inicialmente diagnosticaram erroneamente a condição do paciente como pneumonia, para a qual prescreveram antibióticos – sem melhora na condição pulmonar. 

Feagins listou alguns dos sintomas que ele e seus colegas observaram em pacientes com VAPI: “Febre, suores noturnos, possivelmente até perda de peso, dependendo de quanto tempo isso está acontecendo”. Eles também viram diarréia ou dor de estômago acompanhar esses sintomas. 

“Todos esses sintomas seriam muito consistentes com pneumonia. Também: contagem elevada de glóbulos brancos, às vezes muito alta; alguma indicação de inflamação e infecção”, afirma.

O que mostram os raios-x?

Raios-X podem ajudar a diagnosticar o problema. Os pulmões doentes ficam nublados na radiografia esquerda e claros após o tratamento de um paciente com suspeita de VAPI em Utah. (Cortesia da Universidade de Utah)

“Todos os pacientes descritos nesses relatórios até o momento tiveram achados radiográficos anormais”, relataram o CDC, “incluindo infiltrados na radiografia de tórax e opacidades em vidro fosco” em uma tomografia computadorizada de tórax.

Nos pacientes com VAPI, “quando você olha para uma radiografia de tórax ou uma tomografia computadorizada ou uma tomografia computadorizada do tórax, há coisas por todo o lado”, diz Feagins. 

“Esses pulmões têm o que chamam de infiltração de whiteout , irritação óbvia, muito semelhante a uma lesão pulmonar”, acrescenta ele. “E mesmo quando os indivíduos parecem se sentir melhor, continuam a usar o oxigênio. Alguns podem precisar ser ventilados em uma máquina de respiração por algum tempo. Mas leva mais tempo do que o normal para tirar o oxigênio e voltar para casa. 

Gordura nas células imunológicas do pulmão

Uma das principais causas de VAPI parece ser o óleo inalado. Desde o final de 2018, os fabricantes de cartuchos vape de mercado vêm cortando cartuchos de THC com quantidades cada vez maiores de um produto conhecido como “espessante”, que consiste principalmente em uma forma de óleo de vitamina E conhecido como acetato de tocoferol. 

Os sintomas da VAPI geralmente são consistentes com o que é chamado de pneumonia lipóide. Os médicos podem confirmar retirando uma amostra de líquido do pulmão e procurando óleo nas células imunológicas.

Os pneumologistas dirão que a inalação de óleo pode prejudicar seus pulmões. Um químico farmacêutico disse ao Leafly que o óleo de vitamina E inalado pode bloquear o revestimento dos fluidos dos pulmões, impedindo a transferência de gases. Você sufoca em seu próprio corpo.

Informações honestas sobre o paciente são fundamentais

Conversas honestas são cruciais nessas situações. Feagins observa que os hospitais no sudoeste de Ohio fazem vaping como uma pergunta em seus formulários de admissão de pacientes desde 2016. Incluir essa pergunta e perguntar verbalmente sobre vaping pode salvar a vida de um paciente.

Responder honestamente pode salvar a vida de um paciente. Mas os profissionais médicos devem saber que pacientes jovens e idosos podem inicialmente negar o uso de dispositivos vape, por causa do estigma social e porque a principal fonte de casos de VAPI – cartuchos de THC vape de mercado de rua – são ilegais. 

Os pacientes podem dizer que só vomitaram nicotina quando na verdade estavam vapeando os carros de rua THC também. Os pacientes não gostam de admitir atividade ilegal federal, especialmente para figuras de autoridade, como médicos e enfermeiros. Eles temem que tenham problemas com a lei, seus pais, um cônjuge – ou simplesmente sofram uma carranca de julgamento por parte do médico. Em casos recentes de VAPI, alguns médicos relatam ter que mover pacientes para um espaço privado, pedir apenas a eles e garantir que nenhuma acusação criminal pessoal será apresentada. Aqui está uma frase muito comum: “Só precisamos saber o que você inalou ultimamente para que possamos salvar sua vida”.

Tratamento: Sucesso com esteróides

O que pode ajudar a tratar a VAPI? Os médicos não podem dizer com certeza. Mas até agora, o tratamento com esteróides resultou em maior sucesso.  O CDC relata que “muitos dos pacientes que foram tratados com corticosteróides melhoraram”. 

Em um estudo com pacientes de Wisconsin, quatro pacientes que receberam tratamento rápido com esteróides viveram. O quinto paciente que não recebeu esteróides até 50 dias depois dos sintomas morreu.

Os pneumologistas dizem que os esteróides são um tratamento comum com inflamação do pulmão. Os esteróides atenuam a reação exagerada do sistema imunológico, que pode causar mais danos do que a própria toxina.  

E no maior estudo, de 53 pacientes em Wisconsin : “A documentação da equipe clínica de que a melhora respiratória ocorreu devido ao uso de glicocorticóides foi encontrada na maioria das anotações dos pacientes (65%). Todos os pacientes que começaram a receber glicocorticóides sistêmicos foram tratados com pelo menos 7 dias de terapia com glicocorticóides. ”

Embora a informação permaneça escassa, alguns pacientes avançaram por conta própria, a fim de espalhar as informações necessárias e ajudar outras pessoas que podem estar lutando por suas vidas.  

Fonte: Leafly

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER