Liberdade além das quadras 

Documentário revela a jornada de Brittney Griner, estrela da liga feminina de basquete norte-americano presa por portar cannabis na Rússia

Publicada em 12/12/2023

capa
Compartilhe:

Por Sechat com informações de High Times

No aniversário da libertação de Brittney Griner de uma prisão russa, a ESPN e a Disney anunciaram uma colaboração surpreendente, um documentário que desvendará os momentos angustiantes da jogadora de basquete olímpica e All-Star da WNBA durante sua detenção na Rússia por porte de cannabis. Griner, que finalmente recuperou sua liberdade em dezembro de 2022, trabalhará de perto com as renomadas produtoras para compartilhar sua história pessoal e inspiradora. 

A saga da jogadora de basquete profissional, que envolveu traduções confusas, julgamento e um tempo agonizante em uma colônia penal russa, será narrada em uma série de filmes que prometem não apenas revelar os desafios enfrentados pela atleta, mas também destacar a necessidade contínua de defender os direitos dos prisioneiros de cannabis, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior. 

Brittney Griner e sua esposa Cherelle (Foto: Reprodução/Instagram)

A ESPN descreveu o documentário como uma obra que empregará filmagens exclusivas e material de arquivo raro, proporcionando ao público uma visão única e detalhada da experiência de Griner na prisão russa. A série incluirá ainda uma entrevista exclusiva com Robin Roberts da ABC News, prometendo oferecer uma perspectiva mais profunda sobre os eventos que marcaram os dois anos mais transformadores da vida da atleta. 

Em declaração conjunta, Brittney Griner e sua esposa, Cherelle, expressaram gratidão pela parceria com a ESPN e a Disney. Cherelle enfatizou o apoio humano fornecido pela ESPN, ABC e Disney ao longo dessa jornada, destacando a importância de contar a história centrada no amor e na família. 

Embora a data de lançamento do projeto ainda não tenha sido revelada, espera-se que o documentário não apenas aborde os detalhes da prisão de Griner, mas também destaque sua defesa pela libertação de outros detidos injustamente. Neste contexto, o documentário não apenas ilumina a vida de uma atleta excepcional, mas também serve como um lembrete oportuno sobre a importância de buscar a justiça e a liberdade para todos, em casa e no exterior.