Brittney Griner: Rússia liberta estrela do basquete dos EUA em troca com o traficante de armas Viktor Bout

Americana estava detida em território russo desde fevereiro por posse de haxixe

Publicada em 08/12/2022

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

A jogadora de basquete americana Brittney Griner foi libertada pela Rússia nesta quinta-feira (8), depois que Moscou e EUA concordaram em realizar uma troca de prisioneiros. Griner estava detida desde fevereiro devido à acusação de posse de haxixe.

A contrapartida americana foi a libertação do russo Viktor Bout, condenado por tráfico de armas. Conhecido como "Mercador da Morte", Bout foi detido em Bancoc, na Tailândia, em uma operação da Agência de Repressão às Drogas dos EUA em 2008 e extraditado para Nova York em 2010. Famoso por inspirar o filme "O Senhor das Armas", estrelado por Nicolas Cage, ele cumpria pena de 25 anos de prisão.

“Ela está segura, está em um avião, voltando para casa depois de meses sendo injustamente detida na Rússia, mantida sob circunstâncias intoleráveis”, disse ele. “Brittney logo estará de volta aos braços de seus entes queridos, onde deveria estar o tempo todo.”

Brittney estava na Rússia para jogar na liga de basquete feminino do país no período de intertemporada do esporte nos EUA — algo que as jogadoras costumam fazer para complementar a renda, dados os salários mais baixos em comparação à modalidade masculina. Ela atuava pelo UMMC, na região dos montes Urais, mais perto do Cazaquistão do que do leste da Europa.

Duas vezes medalhista de ouro olímpico, sua prisão por acusações de drogas chamou a atenção sem precedentes para a população de detentos ilegais. Ela foi presa em fevereiro, condenada em agosto e sentenciada a nove anos em uma colônia penal russa