Cannabis medicinal estará disponível no SUS de São Paulo em até 45 dias

Secretaria de Saúde de São Paulo assegura acesso inédito a esse tipo de tratamento, marcando um avanço significativo na saúde pública do estado

Publicada em 12/03/2024

capa
Compartilhe:

A tão aguardada disponibilidade de produtos derivados de cannabis no Sistema Único de Saúde (SUS) está prestes a se tornar realidade no estado de São Paulo. Em um marco histórico para a medicina brasileira, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou que, dentro de aproximadamente 45 dias, pacientes que necessitam de tratamentos à base de cannabis poderão acessá-los de forma gratuita, por meio do SUS.

A iniciativa, pioneira no país, vem como resultado direto da Lei Estadual 17.618/23, proposta pelo deputado estadual Caio França (PSB), que tem se destacado como um defensor da saúde e bem-estar dos cidadãos paulistas. O deputado expressou sua satisfação com a confirmação da Secretaria de Saúde, ressaltando a grande importância dessa decisão para aqueles que sofrem com condições médicas complexas e garantindo que novas patologias poderão ser contempladas pela Lei em breve.

“Estamos inovando em diversas frentes. Esse é apenas o começo de um trabalho, pois temos um longo caminho a ser percorrido. A regulamentação não se encerra após a publicação do texto final com as normas, diretrizes e procedimentos porque o governo entende e está decidido a continuar estudando e incorporando novos estudos que possam surgir a qualquer momento”, assegurou.

França enfatizou ainda que essa decisão não apenas beneficia os pacientes em São Paulo, mas também estabelece um precedente importante para outros estados e municípios do Brasil. Ele destacou o compromisso contínuo do governo estadual em garantir o acesso a tratamentos inovadores e eficazes, incluindo a possibilidade de produção dos medicamentos pela FURP (Fundação para o Remédio Popular), visando a redução de custos e a ampliação do acesso às famílias de baixa renda.

WhatsApp Image 2024-03-11 at 15.30.11.jpeg
Deputado Caio França em visita ao laboratório ganhador da licitação para distribuição dos produtos de cannabis em SP | Imagem: Arquivo

Já a farmacêutica brasileira Ease Labs Pharma, foi a selecionada para fornecer o canabidiol, seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Com o início da produção dos produtos já em andamento, a expectativa é que os pacientes tenham acesso aos medicamentos a partir da segunda quinzena de maio, após a publicação do protocolo clínico e das diretrizes terapêuticas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Com essa iniciativa, São Paulo se coloca na vanguarda do acesso a tratamentos com cannabis no Brasil, abrindo caminho para uma abordagem mais inclusiva e compassiva na saúde pública. A disponibilidade desses tratamentos pelo SUS não só alivia o sofrimento dos pacientes, mas também representa um passo crucial em direção a uma política de saúde mais progressista e centrada no paciente.