Europa aprova produto de cannabis medicinal para epilepsia

A União Europeia aprovou o uso destinado a pacientes com duas formas raras de epilepsia infantil.

Publicada em 23/09/2019

capa
Compartilhe:

foi aprovado No Reino Unido e em outros países europeus que médicos podem prescrever Epidyolex (uma solução oral de canabidiol), caso eles acreditem que seja uma opção eficaz e ajudará os que sofrem de epilepsia.

Por outro lado, há alguns pais que procuram outras alternativas que contenham componentes que não esteja presente nesta droga.

No mês passado, o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido tomou uma decisão inicial de não recomendar a prescrição de Epidyolex, devido à falta de evidências de eficácia a longo prazo. A orientação final está prevista para o final deste ano.

O que é Epidyolex?

É um medicamento que não contém nenhum componente psicoativo da cannabis, o composto tetra-hidrocanabinol (THC).

Alguns pais, que viajaram para a Holanda para comprar remédios com maconha, acham que o tratamento não ajudará muitas crianças porque não contém THC, o que eles argumentam ter ajudado seus filhos.

O Epidyolex foi aprovado como uma opção de tratamento para crianças a partir de 2 anos com síndrome de Lennox-Gastaut ou síndrome de Dravet, que apresentam condições difíceis de tratar que podem causar múltiplas convulsões por dia.

O medicamento, desenvolvido pela GW Pharmaceuticals, será usado em combinação com outro medicamento para epilepsia chamado clobazam.

E quanto a outros produtos de cannabis medicinal?

Existem muitos produtos de cannabis medicinal diferentes. O uso de aqueles que continham THC foi legalizado em todo o Reino Unido em novembro de 2018.

Estes tratamentos podem ser prescritos apenas por médicos especialistas em um número limitado de circunstâncias em que outros medicamentos falharam.

Poucas dessas prescrições não licenciadas foram feitas no NHS (órgão público não departamental executivo do Departamento de Saúde e Assistência Social). Existem alguns outros medicamentos à base de cannabis licenciados no Reino Unido.

A nabilona é um medicamento, tomado como cápsula, desenvolvido para atuar de maneira semelhante ao THC. Os médicos podem dar a pessoas que fazem quimioterapia para ajudar com náuseas.

O Sativex é um medicamento à base de cannabis que contém THC e CBD e é licenciado no Reino Unido para pessoas com esclerose múltipla. Porém, o uso recreativo de maconha permanece ilegal.

Fonte: BBC