Como anda a Cannabis Medicinal no cenário odontológico

Novos cursos especializados e voltados especificamente para dentistas, além de congressos e simpósios têm colocado o mercado odontológico na jornada canábica

Publicada em 13/09/2022

capa
Compartilhe:

Por Cynthia de Carlo

Nos últimos meses, tenho me deparado com uma explosão de novidades dentro da odontologia, o que muito me alegra e anima.

Tenho visto um grande interesse por parte dos colegas dentistas, em conhecer mais os benefícios da Cannabis medicinal, seus tratamentos e resultados nas mais diversas patologias odontológicas.

Surgiram novos cursos especializados, voltados especificamente para os dentistas, além de congressos e simpósios odontológicos. Essa busca e troca de conhecimento, traz segurança ao profissional.

Na área farmacêutica e no associativismo  está ocorrendo também uma enorme busca  no ramo de saúde odontológica, com investimentos em palestras para divulgar formas de  tratamento e no desenvolvimento de produtos específicos.

Os novos s colegas odontólogos  estão enxergando na Cannabis Medicinal uma alternativa de tratamento para as mais variadas patologias tais como, Bruxismo, DTM (Disfunção Têmporo Mandibular), Ansiedade, Fibromialgia facial, Neuralgias, Lesões Intra Orais, Distonias, dentre muitas outras. Há hoje uma série de estudos e pesquisas realizados pelo mundo atestando a eficácia do medicamento à base de cannabinoides, terpenos e flavonoides.

Além da área acadêmica e científica, a odontologia também teve uma grande vitória no âmbito jurídico, abrindo um marco na história recente da Cannabis Medicinal no Brasil, com a concessão de custeio de medicamentos via decisão expressa pelo judiciário. Com o  plano de saúde arcando  com os custos do óleo medicinal, quando a paciente se mostrou refratária aos tratamentos convencionais. Ela estava há mais de um ano fazendo uso do óleo de Cannabis para tratamento, o que possibilitou a elaboração de um laudo odontológico, atestando os benefícios obtidos pelo uso contínuo da cannabis medicinal.

Hoje existem escritórios de advocacia especializados, preparados para auxiliar os pacientes que tenham essa necessidade de custeio, seja pelo seu plano de saúde ou pelo SUS. No caso deste meu paciente, foi pelo plano de saúde. Todo processo foi elaborado pelo Dr. Diogo Maciel, que possui ampla experiência jurídica na área da cannabis medicinal .

Não há como negar os avanços do uso dessa terapia na odontologia em inúmeros segmentos, o que nos enche de esperança e anseio por mais novidades desta planta maravilhosa!

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e de responsabilidade de seus autores.

Sobre a autora:

Cynthia De Carlo é cirurgiã-dentista, formada há 31 anos pela UNITAU, pós-graduada em Periodontia, Implante e Pediatria. É dentista do CECMedic (Centro de Excelência Canabinoide) e membro da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis).