Cannabis reduz a pressão arterial em pessoas mais velhas, revela estudo

Os resultados demonstraram uma redução significativa nos valores da pressão arterial sistólica e diastólica após 24 horas do uso da cannabis. O ponto mais baixo ocorreu três horas após a ingestão de cannabis por via oral por meio de extratos de óleo

Publicada em 09/02/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Health Europa

Um novo estudo demonstrou que a cannabis pode reduzir a pressão arterial em adultos com 60 anos ou mais.

A princípio, o estudo, realizado por pesquisadores da Ben-Gurion University of the Negev (BGU) e seu afiliado Soroka University Medical Center, é o primeiro de seu tipo a observar o efeito da cannabis sobre a pressão arterial, frequência cardíaca e parâmetros metabólicos em adultos com 60 anos ou mais que possuem hipertensão.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Para o estudo, os pacientes foram avaliados sobretudo por meio de monitoramento ambulatorial da pressão arterial, eletrocardiograma (ECG), exames de sangue e medições corporais antes e três meses após o início da terapia com cannabis.

Em suma, os resultados demonstraram uma redução significativa nos valores da pressão arterial sistólica e diastólica após 24 horas. O ponto mais baixo ocorreu três horas após a ingestão de cannabis por via oral por meio de extratos de óleo ou fumado.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Efeitos fisiológicos da cannabis ao longo do tempo

Sobretudo, os pacientes apresentaram redução da pressão arterial tanto durante o dia quanto à noite, com alterações mais significativas à noite.

O Dr. Ran Abuhasira, da Faculdade de Ciências da Saúde BGU, de Israel, e do Instituto de Pesquisa Clínica BGU-Soroka Cannabis, disse: “Os adultos mais velhos são o grupo de usuários de cannabis medicinal que mais cresce, mas as evidências sobre a segurança cardiovascular para essa população são escassas. Este estudo é parte de nosso esforço contínuo para fornecer pesquisa clínica sobre os reais efeitos fisiológicos da cannabis ao longo do tempo.”

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Além disso, os pesquisadores também sugerem que o alívio da dor proporcionado pela cannabis, para a qual a maioria dos pacientes recebe uma receita, também pode contribuir para a redução da pressão arterial.

Doug Seserman, diretor executivo da American Associates, Ben-Gurion University of the Negev, acrescentou que a pesquisa da cannabis está em seus estágios iniciais. “A BGU está na vanguarda da avaliação do uso clínico com base em estudos científicos. Este novo estudo é um dos vários que foram publicados recentemente pela BGU sobre os benefícios medicinais da cannabis.”

Confira outros conteúdos sobre os benefícios medicinais da cannabis publicados pelo Sechat:

https://www.sechat.com.br/estudo-contradiz-teoria-de-que-a-cannabis-e-uma-droga-de-entrada/
https://www.sechat.com.br/cbd-pode-matar-bacterias-da-gonorreia-resistentes-a-antibioticos-revela-estudo/
https://www.sechat.com.br/cannabis-para-o-tratamento-da-covid-19-tem-novo-estudo-agora-de-israel/