Você conhece o Delta 11 THC?

De ocorrência natural, o canabinoide encontrado na planta do cânhamo, mas em traços muito pequenos, abre uma nova oportunidade de mercado na indústria da cannabis

Publicada em 03/02/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

O THC Delta 11, é um canabinoide encontrado de forma natural na planta do cânhamo, mas em baixas quantidades. Uma nova tecnologia, no entanto, permitiu que empresas isolassem esse composto e explorassem seus efeitos e potenciais benefícios. 

Assim como o Delta 8, 9 e 10, o THC Delta 11 também é psicoativo, contudo, tem se mostrado promissor em sua potência, sendo três vezes mais forte que o tradicional Delta 9. Por esse motivo, a administração deve ser feita com cautela e de forma responsável.

Onde encontrar o Delta 11?

Os produtos à base do novo composto, já são produzidos por empresas nos EUA. A Binoid, por exemplo, disponibiliza vapes com a substância. Também não há leis específicas para o Delta 11 e, mesmo legalizado pelo governo federal, alguns estados norte-americanos podem proibi-lo.

No Brasil, segundo o advogado, coordenador jurídico das associações de pacientes AMME/PE e Santa Cannabis/SC, Ladislau Porto: “se tratando de RDC 327 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispões sobre importação deste tipo de mercadoria, não há restrições, pois a mesma diz ‘produtos à base de cannabis’, isto é, estando abaixo de 0,3% de THC, como prevê a regulamentação, está permitido”. 

Quais as diferenças entre o Delta 8, 9, 10 e 11 THC?

Essencialmente, a diferença entre eles é a forma como interagem com o corpo. Ou seja, cada indivíduo pode reagir de uma maneira, principalmente pela sua estrutura química única. É improvável que essas diferenças resultem em danos, mas é preciso esperar que mais dados cheguem antes de tirar conclusões firmes sobre os benefícios comparativos das várias formas naturais de THC.

Uso medicinal do Delta 11 THC

Essa é outra área onde se sabe muito pouco. Nenhum estudo mostrou as propriedades do Delta 11 THC, fora de sua natureza intoxicante. O que se sabe é que, como canabinóide, Delta 11 trabalha com receptores canabinóides encontrados em todo o corpo que regulam processos como humor, dor, inflamação, sono e cognição, entre muitos outros.  

Ainda não se sabe quais processos favorecem o Delta 11 quando se trata de oferecer opções regulatórias, mas se esse canabinóide for semelhante ao Delta 9, pode-se dizer que quem procura um humor mais suave, efeitos edificantes, alívio do desconforto físico, náuseas e talvez um aumento no apetite, poderão ser beneficiados.

O certo é que, por se tratar de um novo composto, estudos e pesquisas ainda precisam ser feitos para garantir que os possíveis benefícios e limitações sejam, de fato, expostos aos consumidores. Enquanto isso, a recomendação é de que é preciso cautela na utilização do Delta 11 THC.