Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos diz: “Já passou da hora de regulamentar o uso medicinal da cannabis no Brasil”

O deputado revela que há possibilidades do PL 399/15 avançar ainda este semestre na casa, mas devido ao ano eleitoral, tudo pode acontecer

Publicada em 10/02/2022

capa
Compartilhe:

Por João R, Negromonte

O Deputado Federal Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara dos Deputados em Brasília, em conversa exclusiva com a jornalista Manuela Borges, revelou que o PL 399/15, que regulamenta o plantio de cannabis para fins medicinais e o cânhamo industrial, pode ser votado ainda neste semestre.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

No entanto, devido ao esvaziamento do legislativo por conta do ano eleitoral,  o parlamentar acredita que possa haver mudanças nas urgências de algumas pautas, inclusive a da cannabis. Outro aspecto que o Deputado abordou para justificar o atraso na votação, foi que o tema é muito polêmico entre os parlamentares. 

Hoje, mesmo com diversos estudos científicos que comprovam os benefícios da cannabis e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tendo autorizado o uso medicinal da planta em  2015, falar de cannabis ainda é um tabu para grande parte dos Congressistas, que acreditam que a regulamentação pode ser uma “porta de entrada” para o uso adulto dessas substâncias. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

“Precisamos descarregar o preconceito em cima desse debate. Uma coisa é o uso recreativo, eu mesmo não sou a favor, agora, para o uso medicinal, isso nem deveria ser objeto de debate aqui na Câmara,” afirma o deputado.

Ao ser questionado sobre o que impede o avanço da pauta, o parlamentar explica: 

“Existem ainda uma série de preconceitos e visões enganadas por parte de algumas bancadas. Além disso, falta mais clareza no texto, que inequivocamente não deixa explícito que trata apenas do uso medicinal,” justifica Ramos. 

Dessa maneira, só o tempo irá dizer como esse projeto pode avançar na câmara, deixando milhares de pacientes que dependem dessa terapia à mercê dos legisladores. Entretanto, se você é a favor da pauta e quer empurrar o PL, é bom lembrar disso na hora de votar.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal 

Para saber mais, assista a entrevista completa e fique por dentro das novidades do legislativo aqui no portal:

https://www.youtube.com/watch?v=tKI-VpDkIsw
Manuela Borges e Dep. Marcelo Ramos (PL-AM)