Vegano? A carne de cânhamo pode ser uma alternativa de alimento

As opções, infelizmente, ainda não estão disponíveis no mercado nacional, mas, nos Estados Unidos, Canadá e Austrália a carne de cânhamo já é realidade

Publicada em 12/03/2022

capa
Compartilhe:

Por Jacqueline Passos

Soja, grão-de-bico, tofu, quinoa e… cânhamo! Sim, a irmã da cannabis também pode ser uma alternativa àqueles que escolheram o veganismo como hábito, seja por algum tipo de patologia ou alergia ou até por hábitos mais saudáveis e sustentáveis. Mas, por que o cânhamo? 

Já falamos disso várias vezes por aqui, mas vale repetir. As sementes de cânhamo são fonte de vitamina E, fósforo, potássio, sódio, magnésio, enxofre, cálcio, ferro e zinco e estão se tornando populares por serem ricas em proteínas de alta qualidade e ácidos graxos, como o ácido linoleico (ômega-6), ácido alfa-linolênico (ômega-3) e ácido gama-linolênico. Além disso, aproximadamente 25% das calorias das sementes de cânhamo vêm da proteína, algo que se assemelha a carne de cordeiro, por exemplo.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

E não é só isso. Muitas pessoas são alérgicas ao glúten e à soja. Mais um ponto positivo para a carne de cânhamo que poderia atender a este nicho. 

A carne de cânhamo já existe?

Sim! Mas, infelizmente, ainda não chegou ao Brasil, já que o cultivo da planta, mesmo que para o uso industrial, ainda é proibido no país e segue sem previsão de liberação, já que o PL 399/2015 - que pretende regulamentar o cultivo da cannabis medicinal e do cânhamo industrial - segue estagnado na Câmara dos Deputados. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Nos Estados Unidos, a Victory Hemp Foods desenvolve tecnologias inovadoras para converter grãos de cânhamo em proteínas e óleos usados ​​em alimentos, bebidas e cosméticos. Apesar da empresa não produzir a carne em si, eles produzem concentrados de proteína de cânhamo, óleos de sementes de cânhamo e sementes de cânhamo sem casca para que o consumidor crie bebidas, alimentos e produtos de fácil digestão, sem alérgenos e com alto teor de ômega-3.

Já no Canadá, a Planet Based Foods da Veiji Holdings Ltd.lançou produtos alimentares veganos inovadores com proteína de cânhamo. A nova linha tem uma grande variedade de carnes feitas de cânhamo, sendo que os produtos prontos são vendidos em forma de hambúrgueres, tacos, pizzas e até salsichas de café da manhã.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal 

Na Austrália, a produção de carne à base de cânhamo é feita pela Sustainable Foods. Empresa que, no ano passado, revelou que pretende aumentar suas exportações na Ásia-Pacífico nos próximos cinco anos. 

Será que o Brasil também está nos planos de expansão? O jeito é torcer para um dia podermos, pelo menos, provar essa iguaria.