Uma nova ciência: Sociedade Brasileira de Nutrição Endocanabinoide surge para quebrar paradigmas e disseminar informações

Assim como a cannabis, os alimentos servem como reguladores naturais dos sistemas corporais, mantendo as vitaminas, nutrientes e sais minerais equilibrados e perfeita harmonia quando utilizados da maneira correta

Publicada em 12/09/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Quando falamos em nutrição, podemos defini-la como um processo biológico em que os organismos, utilizando-se de alimentos, captam os nutrientes necessários para a realização de suas funções vitais, assim como o Sistema Endocanabinoide (SEC) faz com os compostos da cannabis. A Sociedade Brasileira de Nutrição Endocanabinoide (SBNE) surgiu para suprir a carência de estudos ligados à temática, produzindo e disseminando pesquisas científicas sobre a relação entre a planta e a alimentação. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Unindo diversos especialidades da sociedade como médicos, advogados, terapêutas, aromaterapêutas, veterinários, jornalistas, estudantes e, claro, profissionais de nutrição e suas áreas correlatas, a SBNE se apoia no debate e na produção científica para levar o conhecimento para todos àqueles que necessitam saber mais sobre a pauta. 

“Nossa missão é fazer uma gestão que valorize as minorias, isto é, profissionais negros, pessoas de periferia e sociedades marginalizadas,” revela Fran Assis, diretora administrativa da SBNE, consultora canabinoide e coordenadora do curso de Nutrição e Terapêutica Endocanabinoide da Universidade Federal de Goiás (UFG).


>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Por meio de parcerias com órgãos e instituições que regulamentam a profissão, o objetivo da SBNE é fortalecer o setor de nutrição endocanabinoide e a atuação de seus profissionais, promovendo e assegurando o progresso e o prestígio de seus representantes.

“Entendemos que o tratamento do paciente submetido à terapia canabinoide, fica muito comprometido quando ele não tem o suporte nutricional adequado pois, na maioria dos casos, ele vem com carências alimentares, necessitando de um acompanhamento mais individualizado”, reitera a coordenadora. 

Fran Assis revela ainda que muitos pacientes que tiveram tratamentos com terapia canabinoide  desacreditados por seus médicos, após o acompanhamento nutricional associado à endocanabinologia, oferecido pela organização, passaram a apresentar uma grande evolução na condição da saúde.  

O debate se estende ainda à luta para conseguir a disponibilização dessa nova alternativa de tratamento pelo SUS, para contemplar  quem se  encontra em situação de vulnerabilidade social de forma integrativa, contribuindo para que tenham as mesmas oportunidades daqueles que possuem condições financeiras de adquirir os medicamentos e se beneficiarem da terapia.  

A Sociedade foi criada em 29 de dezembro de 2021 e, à medida que se desenvolve, ganha cada vez mais força e autoridade.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal  

À esquerda Dra. Daniela Lovatel, Dra. Andréa Barros e Dr. João Carlos Normanha

“Além de uma alimentação saudável, a hidratação, saúde mental, uma boa noite de sono e exercícios físicos contribuem para um tratamento eficaz,” afirma a Dra. Andréa Barros, presidente da SBNE, nutricionista endocanabinologista, doutora em nutrição intensiva e mestre em nutrição oncológica.

Outros nomes como a nutricionista Daniela Lovatel e o medico intensivista e endocanabinologista  João Carlos Normanha, atuam na sociedade como diretora científica e conselheiro científico, respectivamente.

Para saber mais sobre a Sociedade Brasileira de Nutrição Endocanabinoide, entre em contato pelo email: nutricaoendocanabinoide@gmail.com  

Veja também: 

https://www.youtube.com/watch?v=iQSo1tAze2E