<strong>UFSC realiza seu primeiro plantio de cannabis</strong>

A universidade, que conseguiu autorização judicial de cultivo para fins medicinais e de pesquisa no final do ano passado, dá os primeiros passos para o desenvolvimento do setor

Publicada em 20/03/2023

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

No final de 2022, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio de decisão judicial, tornou-se a primeira instituição do Brasil a conseguir cultivar cannabis para fins medicinais (produção de óleo) e pesquisa. Com isso, na última segunda-feira (13), a instituição de ensino deu início ao plantio de suas primeiras mudas da planta.

Confira o vídeo feito por Erik Amazonas, professor da disciplina de endocanabinologia - primeira do Brasil - do curso de medicina veterinária da UFSC. 

https://twitter.com/OficialSechat/status/1636719692038434816

Segundo Amazonas, existem outras instituições que realizam o cultivo de cannabis, contudo, e, “nas outras universidades, o cultivo é realizado por meio de cooperação técnica em decisões judiciais mais restritas, obtidas por pacientes”, isto é, que possibilitam o acesso do óleo medicinal somente por aquela pessoa. 

O salvo conduto conseguido por Amazonas resguarda a universidade de possíveis ações que possam prejudicar todas as etapas necessárias para o plantio, manuseio e fabricação de medicamentos à base de cannabis.

Em sua rede social (@saudecanabica), o veterinário comemora: “a aula de endocanabinologia foi histórica: semeamos as primeiras plantas do nosso Jardim. Que maravilha poder oportunizar essa experiência a acadêmicos brasileiros no Brasil. Isso é só o começo”.