UFLA inaugura centro biotecnológico de plantas psicoativas 

A universidade celebra 115 anos com novo centro de pesquisas

Publicada em 31/08/2023

capa
Compartilhe:

Por João Negromonte

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está prestes a marcar um marco histórico com a inauguração do Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas (CBPP) no dia 1º de setembro. Esta iniciativa inovadora, realizada em comemoração aos 115 anos da UFLA, promete revolucionar a pesquisa e o desenvolvimento de biofármacos a partir de plantas, com um foco especial nas espécies Cannabis sativa e Psychotria viridis

Sob a liderança visionária da Profa. Vanessa Cristina Stein, uma pioneira na pesquisa da Cannabis sativa para fins medicinais desde 2015, o CBPP ganha destaque como um centro de excelência.  

“A inauguração do Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas na UFLA é mais do que um marco, é uma janela para um futuro promissor na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores”

Ressaltou a professora Stein, que conquistou a autorização da ANVISA para o cultivo in vitro da espécie, tornando a UFLA a terceira universidade no país a receber essa autorização para a pesquisa e cultivo in vitro da cannabis medicinal. 

Um ponto de orgulho adicional é a parceria sólida do CBPP com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (INCT-TM-FMRP).  

Dois proeminentes professores psiquiatras, Dr. Jaime Hallak e Dr. José Alexandre Crippa, trarão sua vasta experiência para Lavras no dia da inauguração. Juntos, eles conduzirão uma manhã de imersão no mundo da medicina psicodélica, apresentando insights científicos valiosos e, é claro, desfrutando de um café enriquecedor. 

A participação neste evento imperdível é acessível a todos os interessados. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento: 

https://www.even3.com.br/psicodelicos-na-medicina-translacional/.

O local escolhido para sediar o evento é o Anfiteatro Prof. Magno Antônio Pato Ramalho, situado no coração do Departamento de Biologia da UFLA, proporcionando uma atmosfera inspiradora para a troca de conhecimento e ideias.