UFJF promove palestra sobre tratamento do câncer de mama com canabinóides

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Campus Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Imagem: Reprodução/Youtube/UFJF)

Por Redação Sechat, com informações de UFJF

O evento, que acontecerá na próxima quarta-feira, 10 de agosto, a partir de 9h, no Anfiteatro II do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), trará uma palestra do professor Mandip Sachdeva sobre a importância dos canabinoides minoritários na superação da resistência contra o câncer de mama triplo negativo.  A palestra ainda abordará sobre as propriedades medicinais do canabidiol (CBD), o canabigerol (CBG) e o canabinol (CBN), que também estão tendo suas propriedades medicinais estudadas. Esses compostos são importantes para o tratamento, por terem propriedades anticancerígenas e atuarem como quimio sensibilizadores em doses pequenas.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Sachdeva explica que os compostos podem permitir que os medicamentos anticancerígenos, quando usados em combinação, sejam eficazes em doses muito baixas e, portanto, permitem minimizar a sua toxicidade. Um dos benefícios mais recentes dos canabinoides é que ajudam a superar a resistência aos fármacos voltados ao tratamento do câncer de mama triplo negativo. Outro tema investigado pelo docente é o transporte de nanopartículas diretamente para o tumor. Segundo Sachdeva, vários sistemas de entrega dos lipossomas (pequenas vesículas presentes na célula que atuam como carreadoras de fármacos e biomoléculas, por exemplo) e nanopartículas estão no mercado e têm sido capazes de garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. 

“A introdução de um fármaco em um sistema de distribuição não só o protege da degradação, como também altera a sua farmacocinética, permitindo-lhe circular mais tempo nocâncer de mama sangue. Outros sistemas de distribuição direcionada permitem que o fármaco seja conduzido para receptores específicos na superfície do tumor, minimizando assim os efeitos adversos para as células normais”, relata Sachdeva e ainda destaca sobre os exossomas (vesículas produzidas por vários tipos de células), cujo sistema de entrega também está em investigação. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Esses sistemas de distribuição podem transportar várias centenas de moléculas de drogas em uma única vesícula ou nanopartícula. Ainda de acordo com o pesquisador, devido ao seu tamanho pequeno, o fármaco permanecerá mais tempo em circulação e poderá alcançar mais facilmente os tumores. “A existência do alvo específico no tumor permite que a carga útil do medicamento atinja o local de forma mais eficaz, minimizando assim o efeito nas células normais. Mais de doze conjuntos de anticorpos foram aprovados pela FDA (Food and Drug Administration, agência governamental americana que confirma a segurança no uso de alimentos e medicamentos), com foco específico em tumores. Todas estas estratégias minimizam os efeitos adversos e, assim, proporcionam ao paciente uma alta qualidade de vida”, finaliza.

A inscrição para participar do Ciclo Internacional de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), realizado no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, é gratuita e pode ser feita por meio de formulário on-line. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Mandip Sachdeva é doutor em Biopharmaceutics pela Dalhousie University, especialista em formulação de sistemas de transporte de lipossomas, nanopartículas, microesferas poliméricas e biomateriais, farmacologia do câncer, biologia e terapêutica e também atua na área de sistemas de distribuição de inalação e nasal.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese