<strong>'Todo mundo fuma maconha menos eu e meu cachorro': conheça 'Restless Spirit' o documentário de Gustavo 'El Príncipe' Pena</strong>

O documentário conta a história do artista uruguaio Gustavo "O Príncipe" Pênalti

Publicada em 24/03/2023

capa
Compartilhe:

Por Hernán Panessi

Um dos filmes de maior destaque (e mais sensível) da programação do Festival Internacional de Cannabis (FICC) 2023, realizado na Cidade Autônoma de Buenos Aires, foi Restless Spirit, documentário que conta a história do artista uruguaio Gustavo "O Príncipe" Pênalti.

“Que o documentário tenha sido incluído no festival é algo muito bom, por todas as redes de conexão que existem. A sala estava cheia e vibrou algo muito especial ”, diz Eli-U Pena, filha de “El Príncipe” e co-diretora do Espíritu Inquieto junto com Matías Guerreros.

Quem era o Príncipe?

O Príncipe era um criador nato de belas canções que circulavam informalmente em fitas cassete, na cozinha ou entre os ouvidos de quem por acaso estava por perto, em Cabo Polonio ou onde quer que ele estivesse.

Foi um artista cult, uma alma nómada, um Espírito Inquieto, como mostram as imagens que o seu documentário resgata. “Ele era um pai e companheiro muito amoroso ”, completa Eli-U.

O filme resgata a lenda dessa artista que não buscava transcendência através da indústria, mas se interessava pela beleza. Um homem que carregava uma sabedoria ancestral, que conhecia o poder da poesia. "Eu trabalhei para Deus", dizem alguns depoimentos no documentário.

“Tem muita gravação, tem muita coisa dentro do que seria o registro de arquivo. Aliás, ele gravava o tempo todo, em cassete e depois digitalmente ”, conta Eli-U. Porém, durante sua vida lançou apenas dois álbuns: Amigotez (2001-2002) e El Recital (2002-2003), deixando a maior parte de sua obra inédita.

Um artista livre

O príncipe confiava em sua intuição, em seus modos. E tinha, como diz o seu povo, uma noção germinal, que muitos descobriram com o tempo: formidável letrista, magistral poeta e forjador de ideias de emancipação .

“Durante sua vida, ele editou muito pouco material, embora tenha produzido muitos arquivos. E hoje, quase 20 anos depois de seu desaparecimento físico, graças ao meu trabalho como arquivista, editor e produtor da obra, existem cerca de 10 registros, mais o documentário e todos os vídeos do YouTube que fui coletando, digitalizando e subindo .

Além disso, o site Imaginando Buenas oferece uma boa quantidade de material para download gratuito.

“Isso contribuiu muito para a divulgação dessa música sensacional por vários cantos do mundo, chegando a corações que, assim como meu velho, o homenageiam com as mais variadas versões e interpretações e de qualquer parte do mundo . De artistas conhecidos a fãs de música.”

Espírito Inquieto: Uma Vida de Aventuras

Gustavo Pena foi um personagem típico da cultura uruguaia, aquele que anda solto sem estrela e que, por algum motivo, inevitavelmente sua paisagem se ergue mais livre. “A melhor maneira de apresentar meu pai é por meio de seu trabalho como músico e poeta ”, diz Eli-U.

Em suma, Restless Spirit mostra a vida de El Príncipe e como ele nunca manteve a aspiração de fazer uma "carreira séria", perto de gravadoras, grandes salas ou show business, mas sim - ele escolheu viver uma vida de aventuras Uma vida honesta.

“Todo mundo fuma maconha, menos eu e meu cachorro. Meu cachorro por causa da tosse, e eu porque não tenho cachorro nem tosse”, cantou Pena.

O Restless Spirit pode ser visto na íntegra em seu canal oficial no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Teb_SrGFr2s&t=1s