Tecnologia a favor do mercado da cannabis

De realidade virtual a softwares que acompanham todos os ciclos de desenvolvimento da planta, novas tecnologias contribuem para o crescimento da indústria da cannabis

Publicada em 10/11/2023

capa
Compartilhe:

Todos os dias novas tecnologias alteram a maneira como as pessoas trabalham, jogam, se locomovem, comem e, agora, usam a cannabis. De realidade virtual aos meios mais modernos de extração de compostos, todo o ciclo natural de desenvolvimento da planta vem sendo impactado.

Tecnologia aliada ao uso medicinal da cannabis

 

> Software inteligente

O uso medicinal da cannabis já está difundido em vários lugares do mundo e a todo momento, o número de pacientes que utilizam dessa terapia aumenta. Com isso, a tendência é que o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para o progresso deste mercado, acompanhe esse crescimento. 

Nos lugares onde é permitido o uso medicinal ou adulto da cannabis nos EUA, por exemplo, os governos geralmente exigem que os produtos sejam documentados à medida que são processados, cultivados e vendidos. Desse modo, empresas de tecnologia criam soluções que ajudam a desburocratizar o acesso a esses produtos. 

Esse é o caso da NuggMD, no Arizona (EUA) que, por meio de cartões eletrônicos distribuídos a cada paciente, consegue controlar todos os processos de produção e venda dos produtos de cannabis. Um software controla todo o sistema, ajudando a empresa a manter a conformidade e acompanhar o ciclo de vida de uma planta depois de colhida, testada em laboratório, transportada até o local de destino e vendida ao cliente. 

> Realidade Virtual 

Quando se fala em realidade virtual ou aumentada, a maioria das pessoas pensa em jogos e entretenimento. Contudo, seu impacto pode se estender aos espaços de varejo e sites em crescimento.

A realidade virtual envolve estar imerso em um mundo virtual, isto é, levar as pessoas a ter experiências por meio da tecnologia sem que a realidade a sua volta seja alterada. 

Pensando nisso, algumas empresas oferecem cyber lounges, espaços que levam você a um dispensário virtual, permitindo que olhem,  “experimentem” os produtos deste local e comprem aqueles que mais lhe agradam por meio de fornecedores parceiros.

Outra tecnologia usa inteligência artificial para agricultores. Com um fone de ouvido, um sistema de crescimento inteligente cria dados sobre vários tipos de vegetais, frutas e plantas de cannabis. O produto não requer  que a pessoa esteja no telefone para trabalhar na colheita, isto é, o fone de ouvido permite que os produtores tenham olhos livres na hora de coordenar as ações, aumentando a eficiência dos agricultores.

> Impressão 3D

Atualmente, como o crescimento do mercado de utensílios para o consumo de cannabis, como bongs, tigelas, piteiras, dentre outros, muitos empreendedores sentiram a necessidade de se tornar um fabricante primário destes produtos. 

Uma solução encontrada para aumentar a velocidade de produção e baratear os custos, foi o uso de impressoras 3D, que utilizam PLA derretido (polímero termoplástico feito com ácido lático a partir de matérias-primas com m fontes renováveis) ou plástico ABS (copolímero composto pela combinação de acrilonitrila, butadieno e estireno) para fazer formas e subprodutos utilizados para o consumo de substâncias derivadas da cannabis. 

Outras empresas estão experimentando ferramentas como vaporizadores de porcelana. Desejam  oferecer uma alternativa mais simples aos dispositivos atuais. Com a impressão 3D, os criativos têm um novo método de produção.

Por isso, conforme os diversos usos da cannabis (medicinal, adulto e industrial) avançam, os meios tecnológicos acompanham esse crescimento que, do ponto de vista mercadológico, é uma ótima oportunidade para empreendedores investirem no setor, além, claro, de garantir qualidade e um bom produto para os consumidores finais.