Tailândia pode proibir a maconha novamente

A decisão do novo governo marcaria uma reversão aos esforços do antigo partido

Publicada em 05/06/2023

capa
Compartilhe:

Por El Planteo

.
A Tailândia pode proibir a maconha novamente. O novo governo de coalizão da Tailândia, liderado pelo partido Move Forward, planeja reverter a legalização da maconha. De acordo com o Dr. Wayo Assawarungruang, membro da força-tarefa de saúde pública do partido, assim que o novo governo tomar posse, a maconha será colocada de volta na lista de narcóticos, levando a um controle mais rígido.

.

No entanto, o partido pretende emitir regulamentos para proteger os negócios existentes relacionados à maconha à medida que se adaptam ao cenário em mudança. A decisão do novo governo da Tailândia marcaria uma reversão e revés dos esforços do antigo Partido Bhumjaithai para legalizar a maconha, que removeu com sucesso a maconha da lista de narcóticos em 2019.

.

O novo governo pretende aprovar leis que regulam os 30% restantes das lojas e barracas de maconha. No entanto, também planeja eliminar cerca de 70% das empresas estabelecidas. Conforme relatado pela agência tailandesa Thai PBS World, a estrutura exata e o cronograma para a política de maconha ainda não foram revelados.

.

Você pode ler também: Produto exclusivo faz mercado de cannabis crescer na Tailândia

.

Depois que a cannabis foi removida da lista de narcóticos proibidos em 2022, a Tailândia passou a ter um grande interesse pela planta. Foi aí que o país, conhecido por sua regulamentação severa contra as drogas, teve a iniciativa de flexibilizar a legislação que permitiu o iniciou do processo para a criação do mercado de cannabis.

.

Muitos produtos surgiram com a legalização da planta, como creme dental de cânhamo, chá com leite, sabonetes, salgadinhos. Até mesmo os chefs de cozinha tailandeses adotaram pratos adornados com folhas de leque, gomas infundidas com terpenos.

.

A lei

.

De acordo com a proposta inicial da legislação tailandesa, a ideia era facilitar o acesso à produtos e usuários de cannabis para benefícios terapêuticos ou culinários. Foi quando no dia 09 de junho de 2022, a cannabis foi removida da lista de substâncias proibidas. Naquele ano, o governo fez a distribuição de 1 milhão de plantas.

.

Agora, é importante esclarecer que o uso adulto da cannabis se mantém proibido no país do Sudeste Asiático. De acordo com a regulação de alimentos e medicamentos, apenas os produtos comerciais, à base de canabidiol (CBD) – p canabinoide não psicoativo normalmente extraído do cânhamo, estão aprovados.