
O sorvete é um tipo de alimento que antes mesmo de prova-lo já é possível imaginar qual tipo de sensação ele seria capaz de proporcionar, ainda mais nesses dias de calor intenso. Agora, imagine um sorvete de maconha? Isso, mesmo! Qualquer pensamento fértíl poderia sugerir uma experiência alucinógena. Mas, acredite, o sorvete de maconha não dá “barato” algum, ou seja, a fómula não causa o efeito psicotrópico capaz de agir no cérebro e mudar o jeito de pensar, sentir e agir. É apenas uma receita que explora as inúmeras possibilidades da planta Cannabis sativa, mais conhecida pelo uso medicinal, mas que em países como a Tailândia já é mais bem explorada na alta gastronomia.

O sorvete de Matchá com terpeno de Sour Diesel com pistache dichavado por cima da massa é uma alternativa refrescante para quem quer aliviar a onda de calor que toma conta do país, capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Palmas e Belo Horizonte podem bater recorde de temperatura, com previsões entre 38º e 43º, segundo os dados meteorológicos. A onda de calor que deve se estender até sexta-feira. Por falar em calor, não é nada surpreendente saber que o sorvete terpenado é oferecido por uma loja de conveniência, em Ipanema, no Rio.
Segundo, Marco Arioli, sócio e proprietário do estabelecimento, foram feitos vários testes durante o processo de criação, até que seis meses depois a equipe conseguiu chegar à fórmula.
“Nós fazemos uma curadoria importante para decidir quais produtos iremos colocar na loja. Por conhecer o mercado da cannabis e acompanhar como ele está se desenvolvendo de uma forma muito expressiva nos Estados Unidos. […] Um amigo nosso comentou sobre as propriedades terapêuticas dos terpenos e decidimos ir atrás”, conta.
Arioli também revelou ser um entusiasta do mercado da cannabis por causa do filho que faz o uso de canabidiol. “Nós percebemos uma melhora muito significativa no foco e atenção”.
Ingredientes do sorvete de maconha
Os ingredientes são o Matchá, um chá verde de origem chinesa, responsável pela cor esverdeada e um toque no sabor, e a Sour Diesel, um terpeno de cannabis que garante o sabor e o aroma. Adriana Russowsky, farmacêutica e colunista do Portal Sechat, participou do projeto.

“Terpenos são moléculas que fazem parte da composição de plantas e óleos essenciais, com propriedades terapêuticas e fragrância marcante. Também presentes nas plantas de cannabis, diferenciam suas espécies e propriedades. Eles atuam de maneira distinta, podendo proporcionar energia, relaxamento ou analgesia, por exemplo. Muitas marcas atualmente, para se inserirem no mercado canábico, utilizam dos terpenos sintéticos (ou plantas com estes compostos como das strains canabicas) para conseguir uma resposta perto do equivalente e conseguir este “claim” de marketing”, explica.