Sim à liberdade de expressão: informação e educação continuam

Curso presencial e imersivo em prescrição de canabinoides na prática clínica da Sechat Academy, acontece no dia 19 de novembro de 2022 em São Paulo

Publicada em 25/10/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

As últimas semanas foram de muitas discussões e manifestações contrárias à resolução n° 2.324/22 do Conselho Federal de Medicina que proibia profissionais médicos de ministrarem cursos e palestras a respeito dos usos medicinais e industriais da cannabis fora do ambiente científico. Isto é, congressos nacionais que não fossem realizados por sociedade de especialidade médica vinculados à Associação Médica Brasileira (AMB) estavam vetados.

Contudo, tamanha foi a pressão social e a repercussão a respeito da decisão, que hoje (25) pela manhã, o CFM publicou no Diário Oficial da União (DOU) a suspensão da normativa. “Nosso sistema de saúde, seja na esfera pública – seja na esfera privada, é estruturado em prol da sociedade e, a vedação expressa imposta à classe médica de falar sobre o tema é uma afronta ao Estado Democrático de Direito”, destaca Leonardo Navarro advogado e secretário-geral da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP.

O jurista explica ainda que limitar o compartilhamento de informações, “é afogar anos de trabalhos que tiveram o objetivo de viabilizar conhecimento relativo a uma nova possibilidade terapêutica, que proporciona qualidade de vida a milhares de pacientes”. 

Assim, apoiados na Constituição Federal que, no inciso IX do Art. 5° diz:  “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, o curso presencial e imersivo em prescrição de canabinoides na prática clínica da Sechat Academy, braço educacional da plataforma Sechat, acontecerá no dia 19 de novembro de 2022, na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1600 - Itaim Bibi – São Paulo/SP.

O objetivo do curso é permitir que médicos saibam prescrever com segurança produtos derivados da cannabis para diferentes patologias Será  ministrado de maneira presencial por professores altamente qualificados como o neurocirurgião Dr. Pedro Pierro, a farmacêutica Renata Monteiro, o médico psiquiatra, Dr. Wilson Lessa Jr. e o Dr. Luiz Marcelo Pierro, responsável pela metodologia ativa (learn by doing e problem based learning) e imersiva do evento.

(Imagem: Reprodução/Sechat Academy)

“Com formato dinâmico e uma ferramenta exclusiva, para auxiliar na tomada de decisão e escolha do remédio mais adequado a cada patologia, farão parte dessa imersão apresentações e debates de casos clínicos reais. Serão abordados tratamentos para depressão, transtorno de ansiedade, epilepsia, doenças neurodegenerativas e degenerativas, transtorno do espectro autista, dor crônica e doença autoimune, entre outras enfermidades”, comenta o Dr. Pedro Pierro, diretor científico da Sechat.

Motivos para se inscrever no curso

Atualmente, apenas 0,5% dos médicos inscritos no Conselho Federal de Medicina (CFM), são prescritores da terapia canabinoide. Isso representa, em números reais, cerca de 2.400 profissionais prescritores atualmente, criando uma demanda crescente por parte dos pacientes e seus familiares pela busca desse tipo de medicação.

Por este e outros motivos que a plataforma de negócios e educação Sechat, criou o curso destinado para profissionais médicos que buscam aprender mais sobre a prescrição dos compostos da cannabis. Não perca a oportunidade de fazer parte de um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo. 

Serviço

Evento: Curso de Imersão de Prescrição de Canabinoides na Prática Clínica

Data: 19 de novembro de 2022 – Das 8h30 às 18h

Local: Edifício JK – Anfiteatro

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschcek, 1600 – Itaim Bibi - São Paulo – SP

Inscrições e mais detalhes acesse  Sechat Academy