Senadora silencia comissão de direitos humanos ao defender cannabis medicinal no Brasil

“Nós ganhamos o debate”: senador Paulo Paim destacou a fala de Mara Gabrilli sobre a importância da planta na saúde

Publicada em 08/03/2023

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Em reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que aconteceu hoje (8) no Senado Federal, em Brasília, o senador e presidente da bancada Paulo Paim (PT-RS), elogiou a defesa do uso medicinal da cannabis por parte da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). 

“Ela fez uma defesa da cannabis que silenciou o plenário. Havia divergências e não queriam que colocassem a pauta em votação, mas sinto muito, vou votar”, destacou o parlamentar. 

Confira a conversa dos senadores:

https://twitter.com/OficialSechat/status/1633556106172588032

Os senadores defendem também a regulamentação da produção, transporte e comercialização de produtos à base de cannabis em âmbito nacional, por meio do Projeto de Lei 399/15, de autoria do deputado federal Fábio Mitidieri PSD/SE - que se encontra parado na câmara dos deputados. 

“Espero que seja votado o mais rápido possível”, conclui Paim. 

A cannabis, gênero da planta popularmente chamada de maconha, é usada no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla, dores crônicas e outras doenças. 

O cultivo e pesquisa de seus derivados é permitido perante a Lei de Drogas nº 11.343/16 desde que seja destinado exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo determinados e mediante fiscalização dos órgãos competentes.