Quem pode trabalhar com cannabis no Brasil?

Uma vez que você não domina sobre o mercado da cannabis e consegue uma oportunidade de trabalho, é a sua obrigação fazer uma imersão e entender todas as particularidades do setor e como toda a rede desta indústria funciona, passando por marketing, ve

Publicada em 16/02/2023

capa
Compartilhe:

Por Danilo Lang

Você já se perguntou quem são as pessoas que trabalham no mercado da cannabis no Brasil? De onde esses profissionais apareceram? Como chegaram lá? 

É sobre isso que quero apresentar alguns pontos de vista e, se chegar até o final do texto, darei três dicas de ouro para você começar a sua carreira nesse mercado verde. 

Mas se você está com pressa, já adianto este texto: todo mundo pode trabalhar no segmento da cannabis no Brasil. 

É isso mesmo, você não precisa ser um(a) super especialista no assunto para entrar no mercado, exceto para aquelas profissões técnicas que exigem qualificação para a atuação, como profissionais da saúde e a área do direito, por exemplo - aqui o objetivo não é falar dessas atividades mais  técnicas. 

Uma vez que você não domina sobre o mercado da cannabis e consegue uma oportunidade de trabalho, é a sua obrigação fazer uma imersão e entender todas as particularidades do setor e como toda a rede desta indústria funciona, passando por marketing, vendas, jurídico e regulatório, e, claro: a planta. 

Conseguiu a vaga? Agora a sua meta é ser especialista e dominar o tema! 

Com certeza você será um(a) profissional mais completo(a) se já conhecer sobre o mercado da cannabis antes de conseguir seu emprego, mas isso não é fator determinante. Ou você acha que todas as pessoas que já trabalham neste mercado já sabiam sobre cannabis? Claro que não. 

As oportunidades são ainda maiores e melhores para quem quer trabalhar e já domina sobre o assunto. Isso faz muita diferença tanto no currículo quanto na entrevista. Parabéns!

O ponto de não precisar saber completamente sobre cannabis, na verdade, é o grande empurrão que muitas pessoas precisam. Você já parou para pensar nisso? O mercado da cannabis é para você, sim! 

Não tem segredo, precisamos dos mesmos profissionais que outros mercados, como: 

- Contadores 

- Designers 

- Pesquisadores 

- Gestores 

- Jornalistas 

- Secretários 

- Promotores de Eventos 

- Marketing e Publicidade 

- Mídia 

- Copywriting 

- Vendas 

- Redes Sociais 

- TI e Devs 

- Logística 

- Financeiro 

A lista é enorme, aqui foram alguns exemplos para ilustrar o que sempre digo, que o mercado da cannabis é quase como um catálogo de profissões para quem quer prestar vestibular. 

Pense que a sua carreira só está começando com a cannabis, mas você tem uma longa experiência com outros mercados que te fez chegar até aqui, e é essa experiência tão importante e requisitada no setor. Valorize o seu conhecimento pois ele é muito útil! 

Se você ainda não conseguiu a sua tão sonhada vaga canábica, tenho algumas dicas para você: 

1. Continue estudando a sua área de atuação e entenda o que precisa para estar em um nível acima; 

2. Comece a estudar gradualmente sobre a cannabis e sua indústria para ter ainda mais chances de conseguir a sua vaga e

3. Conecte-se com as empresas que você quer trabalhar. 

Mas não é só isso, ainda tem uma barreira que muitas pessoas que admiram o universo da cannabis pensam e procrastinam a sua entrada no setor: eu não consumo cannabis!

Aqui também é sim, você pode trabalhar! Tem muita gente que trabalha com cannabis que não consome em nenhuma instância. Isso é demais! Imagine a diversidade de opiniões e troca de conhecimento que acontece em uma empresa dessa? Precisamos de muitas diversidades, inclusive a de opiniões e comportamentos. 

Para te animar a entrar neste mercado, deixo algumas reflexões para você, seja em início de carreira, já estabelecida ou sendo parte de uma equipe ou liderando times. 

Mantenha isso em mente e você poderá ter uma carreira ainda mais próspera: 

1. Flexibilidade: o mercado da cannabis ainda é relativamente novo e, como resultado, você precisa assumir diferentes funções e 

responsabilidades à medida que o setor continua a evoluir. 

2. Paciência: entrar no mercado da cannabis pode ser desafiador e pode levar algum tempo para encontrar a oportunidade certa. Não desanime se demorar mais do que você esperava para conseguir um emprego. 

3. Paixão: é importante ter uma paixão genuína pela indústria da cannabis se você quiser ter sucesso em sua transição de mercados. 

Precisamos de você! Aceita trabalhar com cannabis no Brasil?


As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.