Qual a dosagem de cannabis recomendada para combater a ansiedade?

Que os compostos da cannabis atuam de maneira benéfica no tratamento da ansiedade não é nenhuma novidade, porém, qual a quantidade recomendada para obter o melhor resultado?

Publicada em 31/05/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte com informações de El Planteo

Segundo noticiou o The News-Press, pesquisadores da Universidade da Costa do Golfo da Flórida estão procurando a resposta para saber qual a melhor dosagem de cannabis para o tratamento da ansiedade. 

Nathan Pipitone, membro do Departamento de Psicologia da universidade norte-americana e líder da pesquisa, diz que o objetivo do estudo é examinar como os níveis de ansiedade mudam entre os usuários de cannabis medicinal. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Para isso, 1000 usuários certificados de maconha medicinal concordaram em participar da pesquisa e relatar seus níveis de ansiedade antes e depois de usar produtos de cannabis ao longo de 45 dias, explicou Pipitone.

"Não estamos pedindo que eles mudem a quantidade que consomem", disse ele.

Embora uma das falhas do estudo seja que ele não inclui um grupo de controle que não usa maconha medicinal , Pipitone disse que este é apenas um “trabalho preliminar”.

"Esperamos que isso abra a porta para permitir uma investigação mais rigorosa", conclui o pesquisador.

Qual a importância do uso da cannabis contra ansiedade?  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 13 pessoas em todo mundo convive com a ansiedade, sendo um dos distúrbios mentais mais comuns atualmente. Além disso, após a pandemia do Coronavírus, este cenário se agravou ainda mais.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Sabendo disso, os remédios produzidos à base de cannabis têm se mostrado uma alternativa viável e mais eficiente. Os estudos sobre os usos medicinais para o tratamento desta patologia ainda são relativamente insuficientes, contudo, há relatos positivos de pacientes que fazem tratamento com canabidiol (CBD). 

Alguns que buscam os consultórios especializados nesse tratamento sofrem de ansiedade há anos, mas há também aqueles que sofriam com ansiedade leve e insônia por conta da pressão do dia a dia e tiveram o quadro clínico agravado durante o período de restrições sanitárias. 

Outra questão que também chama atenção, é que quando os medicamentos tradicionais deixam de ajudar, a solução é buscar tratamento alternativo, no caso, com cannabis medicinal.

Assim, mesmo com relatos positivos sobre os efeitos da cannabis contra a ansiedade, ainda é preciso acompanhamento constante para que as dosagens sejam ajustadas, pois, sabendo que cada organismo reage de um jeito ao tratamento, toda atenção é necessária na hora de iniciar a terapêutica.Por isso, estudos como o do Pipitone, são fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas que colaborem para que a medicina canábica se torne cada vez mais eficaz para aqueles que mais precisam, no caso, os pacientes.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal