Projeto de Lei pode garantir acesso a medicamentos à base de cannabis em MS

De autoria do deputado Pedro Kemp (PT), a medida reforça o uso estritamente medicinal dos derivados da planta

Publicada em 09/02/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat com informações de ALMS

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 06/2023 que garante o acesso a remédios com substâncias extraídas da planta Cannabis Sativa. De acordo com a proposta, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), as pessoas terão acesso assegurado a medicamentos e produtos à base de cannabis para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde.

A medida só será válida para pessoas que atenderem as exigências a seguir: 

  • Deve ser paciente que tenha prescrição médica válida contendo Código Internacional da Doença (CID) da doença, síndrome ou transtorno;
  • Declaração médica sobre a existência de estudos científicos comprovando a eficácia do medicamento para a patologia e efeitos colaterais dos tratamentos convencionais enfrentados pelo paciente.

Segundo Kemp: “estudos já comprovam que o uso de substâncias extraídas da Cannabis Sativa podem auxiliar em diversos tratamentos de saúde, como algumas síndromes epilépticas severas, síndrome de Dravet, esclerose múltipla, fibromialgia, dentre outras”. 

O parlamentar explica que os compostos encontrados na cannabis, também apontam o uso eficaz no controle de dor crônica em pacientes com câncer, assim como redução de náuseas e vômitos em pessoas que estão passando por quimioterapia.

O projeto de lei deve ser apresentado na sessão de quinta-feira (8). Depois, segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso seja considerado constitucional, continua tramitando no Parlamento com votações pelas comissões temáticas e no plenário.