Planta medicinal da Samoa pode ser tão eficaz quanto ibuprofeno, diz estudo

A pesquisa comparou a ação anti-inflamatória de uma planta conhecida como matalafi (Psychotria insularum) com a do ibuprofeno.

Publicada em 08/11/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria Sechat, com informações de Galileu

Psychotria insularum, uma planta medicinal muito popular na Samoa, apresentou resultados promissores em uma recente pesquisa científica. Conhecida como matalafi pelos samoanos, ela tem ação anti-inflamatória tão eficiente quanto o ibuprofeno, de acordo com o estudo de Seeseei Molimau-Samasoni, diretora da divisão de tecnologias de plantas e pós-colheita da Organização de Pesquisa da Samoa.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O estudo está em fase de revisão de pares e será publicado pela PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America), o periódico científico da National Academy of Sciences (NAS), dos Estados Unidos.

“Num primeiro momento, eu estava cética durante a pesquisa”, declarou Molimau-Samasoni ao The Guardian. A cientista diz que a planta é cercada de superstições, mas despertou nela a vontade de estudar sua ação medicinal. A avó de Molimau-Samasoni era curandeira e, antes de morrer, passou à neta seu conhecimento sobre o poder das plantas.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

A matalafi é consumida através da extração do líquido de suas folhas. Quanto à ação curativa da planta, a pesquisadora se mostra muito otimista com suas descobertas. “Agora a gente pode frisar não apenas o seu potencial como agente anti-inflamatório, mas também como um tratamento para câncer, doenças neurodegenerativas, diabetes, doenças cardiovasculares e até Covid-19”.

Ainda é cedo para dizer se a matalafi vai ganhar o mundo, mas Molimau-Samasoni aponta que a medicina tradicional (que passou a ser considerada alternativa após a popularização da medicina moderna) já contribuiu muito para a indústria farmacêutica. E, segundo a cientista, a Samoa está cheia de plantas com poderes curativos.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

“Nós agora temos um laboratório dedicado aos benefícios antimicrobianos dos medicamentos tradicionais, um laboratório pesquisando a ação contra o diabetes e outro olhando para os efeitos anticâncer. Estamos apenas começando”.

VEJA TAMBÉM:

https://www.sechat.com.br/por-que-os-atletas-estao-trocando-ibuprofeno-por-canabidiol/
https://www.sechat.com.br/canabinoides-menos-conhecidos-podem-ser-o-futuro-da-cannabis/
https://www.sechat.com.br/governo-holandes-investe-19-milhao-de-euros-em-pesquisas-sobre-thc-e-cbd/