Os primeiros passos para ter um time de alta performance

O grande desafio dos líderes hoje - em empresas de todos os tipos de segmento - não é apenas liderar, mas sim, manter as pessoas motivadas e garantir que o time tenha uma boa performance. Quer saber como fazer isso acontecer? Veja as dicas do nosso c

Publicada em 11/03/2022

capa
Compartilhe:

Por Danilo Lang

Líderes do setor da cannabis, vocês já pensaram o que os seus times esperam de vocês? Mas antes de você tentar responder a essa pergunta, volte ao passado e lembre de quando você começou a sua carreira, o que você esperava dos seus líderes? O que você realmente recebeu deles?

Tenho convicção que ao começar sua carreira, suas expectativas eram altíssimas sobre seus líderes, saiba que o mesmo se aplica agora para você.

Como você pode ser a sua melhor versão e garantir que sua liderança inspire o time e promova um ambiente de crescimento constante?

Neste texto, abordarei algumas ações a serem feitas para melhorar ainda mais a sua liderança e dar os primeiros passos para desenvolver um time de alta performance.

Imaginando que você precise fazer um verdadeiro raio-x da sua liderança, que tal começar uma autoavaliação de performance? Abaixo, listo alguns pontos para se refletir:

- Sou a melhor versão de líder para minha equipe?

- Tenho atitude de líder e estou a frente das situações junto com o time?

- Quais são os meus pontos fortes

- Quais são os meus pontos fracos?

- O que preciso me desenvolver?

- Integro as pessoas da equipe nos projetos?

- Gero resultados na minha liderança ou deixo os resultados abaixo da expectativa?

- Tenho iniciativa e entusiasmo?

- Sempre busco o resultado ou desisto no meio do caminho?

- Trago ideias e soluções inovadoras?

- Faço uma boa gestão do tempo e projetos?

- Cumpro os prazos estabelecidos?

- Tenho tomada de decisão e pensamento rápido?

- Executo as ações na direção correta?

Vamos combinar que é uma reflexão bem considerável. Portanto, reflita, anote os pontos mais importantes e dê uma nota de 0 a 10 para cada item.

Agora que você já fez este exercício, convide cada pessoa da sua equipe em conversas individuais e peça para que passem a sua percepção sobre os mesmos pontos sobre você. Caso você considere que não terá tempo (embora o objetivo aqui é investir tempo nisso), também pode optar por algo mais formal (e impessoal), como rodar uma pesquisa online (criada no Google Forms, por exemplo) e pedir para que a sua equipe te avalie.

Ao consolidar todos os feedbacks, procure entender padrões e como você pode criar planos de ações para cada um dos pontos a melhorar.

A partir do momento em que você olha para o seu desenvolvimento, também vai querer desenvolver o seu time e, que tal rodar a mesma avaliação para o time? Você conhecerá melhor cada pessoa, identificará o que precisa trabalhar e começará a medir a performance de cada um, pois agora você tem números e indicadores de desempenho. O ideal é comparar essa nota e performance anualmente, com revisões recorrentes ao longo do ano a cada 3 ou 4 meses.

Como você pode garantir o desenvolvimento do seu time, agora que sabe quais são seus pontos fortes e fracos e o que precisa melhorar? Pense em soluções, como:

  1. Fornecer treinamentos para o time, utilizando as pessoas da empresa e visando a troca de conhecimento;
  2. Convidar especialistas de mercado para um bate papo com a equipe;
  3. Comprar cursos online de acordo com cada necessidade (dê preferência para aqueles que boa parte da equipe pode fazer);
  4. Implemente a cultura de feedbacks no time. É importante saber que tudo bem errar e que os comentários são para o desenvolvimento das pessoas e melhoria do time;
  5. Tenha conversas individuais com cada pessoa e crie uma relação de confiança e parceria.

Todo mundo, ou a maioria de nós, sabe que não é fácil liderar. Como líder, sempre terá altos e baixos, mas você pode tornar esse processo mais fácil a partir do momento que tem uma visão clara sobre você e também sobre o seu time. O objetivo é um só, que tal potencializar o maior capital da empresa e desenvolver as pessoas?

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.