Por Lucas Góis
O encontro, que acontece de 23 a 25 de janeiro, é uma realização da Associação Reconstruir Cannabis Medicinal, localizada em Natal, Rio Grande do Norte (RN). A 7ª edição do Fórum Delta 9 acontecerá de forma online e gratuita para expandir o debate sobre o uso medicinal de cannabis no Brasil.
Temas como o uso da maconha durante a velhice, para tratar doenças como demência e Alzheimer e a redução de danos, além do papel da psiquiatria na prescrição de cannabis serão temas discutidos no fórum.
Após a liberação da Anvisa para que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cultive a planta cannabis para projetos de pesquisa, a pauta sobre legislação e princípios econômicos será abordada.
Felipe Farias, presidente da Associação, comenta que a demora na liberação se deve a fatores como burocracia e proibicionismo. “É urgente debatermos o uso da maconha para os seus mais diversos fins. Hoje, existem milhares de pessoas que precisam do remédio e encontram barreiras onde deveria existir esclarecimento e acolhimento”.
A ONG existe desde 2018 e acompanha 200 associados, 15 deles plantam legalmente no Rio Grande do Norte. O evento é voltado para o público geral, como médicos e advogados que buscam entender o uso da cannabis medicinal, além de pacientes e familiares.
Confira a programação completa:
23 de janeiro
Angela Aboin – O uso da maconha para o desenvolvimento humano
Dr Guilherme Arthur Martins – Cannabis Medicinal na Odontologia
Dr Geovane Massa – Aplicação de Canabinóides na demência
Dra Mariana Muniz – Redução de danos e um possível papel do psiquiatra
24 de janeiro
Max Maciel – Uma nova política de drogas e a periferia
Mariana German – Evolução jurisprudencial da cannabis
Mercedes Ponce Leon – Regulamentação no Uruguai, avancos e desafios
25 de janeiro
Eduarda Bastian – Cânhamo têxtil e seus desafios no Brasil
Maria Eugênia – O potencial econômico da Cannabis no Brasil
André Steiner – Cultivo regenerativo e como fazer formulações únicas
Dr Tarcísio Barreto – Oncologia veterinária e cannabis