<strong>O que saber sobre terapia psicodélica</strong>

A terapia psicodélica, o uso de plantas e compostos, podem induzir alucinações para tratar diagnósticos de saúde mental

Publicada em 10/04/2023

capa
Compartilhe:

Alguns dos compostos que os médicos usam com mais frequência com a terapia psicodélica de tratamento incluem cogumelos com psilocibina, LSD e mescalina. O estudo formal de psicodélicos para tratar condições de saúde mental é relativamente novo, mas pesquisas emergentes sugerem que esses psicodélicos podem ajudar as pessoas com alguns sintomas, especialmente quando outros métodos de tratamento falharam.

Os pesquisadores não sabem exatamente como ou por que os psicodélicos funcionam dessa maneira. Eles podem “reiniciar” o cérebro alterando os níveis de neurotransmissores, induzindo uma nova perspectiva de vida fazendo com que uma pessoa tenha uma experiência mística, ou ensinar a uma pessoa uma nova maneira de pensar. Algumas pesquisas também sugerem que esses psicodélicos tornam a pessoa mais aberta às ideias discutidas na terapia.

O que é?

A terapia psicodélica usa compostos de plantas psicodélicas que podem induzir alucinações, como LSD e psilocibina de cogumelos “mágicos”, para tratar problemas de saúde mental.

Às vezes, os médicos prescrevem esse tratamento por conta própria. Muitas vezes, porém, eles combinam com outros tratamentos, como terapia ou outras formas de apoio. O objetivo da terapia psicodélica é aumentar o sucesso dos tratamentos tradicionais.Em muitos casos, os médicos tentam essa forma de terapia em pessoas cujos sintomas não responderam bem aos medicamentos ou terapias padrão.

Como funciona? 

Medicamentos tradicionais para problemas de saúde mental geralmente levam várias semanas para fazer efeito ou podem funcionar apenas enquanto a pessoa os toma. A maioria das pesquisas sobre terapia psicodélica, por outro lado, encontrou uma melhora imediata, geralmente com uma única dose.

Os pesquisadores não sabem exatamente como os psicodélicos funcionam, e essas drogas não funcionam para todos. Algumas maneiras possíveis de funcionar incluem:

Experiências místicas ou psicodélicas

Experiências intensamente significativas sob a influência de psicodélicos podem mudar a mentalidade ou o sistema de crenças de uma pessoa, fazendo com que ela pense ou se comporte de maneira diferente.

Tipos

Os médicos podem usar muitas drogas diferentes na terapia psicodélica, embora a pesquisa mais recente tenha analisado a psilocibina, uma substância encontrada em cogumelos psicodélicos. Saiba mais sobre a psilocibina aqui.

A terapia psicodélica continua sendo um tratamento experimental, o que significa que as pessoas geralmente só podem acessar esse tratamento por meio de ensaios clínicos. 

Abaixo estão alguns benefícios potenciais para a saúde da terapia psicodélica

Doenças terminais

Enfrentar um diagnóstico grave ou mortal pode ser assustador, especialmente se uma pessoa sente ansiedade sobre a própria morte ou o que pode acontecer depois. 

Um estudo de 2016 com 29 pessoas com câncer que apresentavam ansiedade ou depressão relacionada ao diagnóstico comparou aqueles que receberam uma dose única de cogumelos psilocibina com aqueles que receberam um placebo. A psilocibina reduziu a ansiedade, desesperança e pavor relacionados ao câncer imediatamente após a dose.Outro estudo de 2016 com 51 pessoas com câncer com risco de vida chegou a conclusões semelhantes. 

Em ambos os estudos, os participantes relataram experiências místicas, ou experiências espíritas. Isso pode ajudar uma pessoa a vislumbrar a morte, sentir que tudo está conectado ou visualizar melhor sua versão do divino.

Depressão e ansiedade

A terapia psicodélica também pode aliviar os sintomas de depressão e ansiedade em pessoas que não enfrentam doenças graves.

Uma revisão de 2020 relatou 24 estudos anteriores sobre drogas psicodélicas para tratar sintomas de ansiedade. Ele disse que 65% dos estudos relataram uma redução na ansiedade com psicodélicos, embora os estudos fossem pequenos e alguns tivessem falhas metodológicas.

No entanto, como o estudo se baseou em auto-relato, não prova conclusivamente que as experiências psicodélicas possam afetar a saúde mental. 

Estresse pós-traumático (TEPT)

Os efeitos psicodélicos das drogas alucinógenas podem ajudar a aliviar os efeitos do trauma, mas a pesquisa até agora produziu resultados mistos.

Um estudo de 2020 acompanhou sobreviventes gays da pandemia de AIDS que relataram sentir-se desmoralizados. Os participantes participaram de oito a 10 sessões de terapia em grupo e receberam uma dose de psilocibina. Aos 3 meses, os pesquisadores encontraram reduções clinicamente significativas nos sintomas de desmoralização dos participantes.

Vício

Um corpo emergente de pesquisa sugere que a terapia psicodélica pode ajudar a aliviar alguns sintomas do vício. Vício e outros sintomas de saúde mental, como depressão, geralmente ocorrem juntos, o que pode ajudar a explicar os benefícios. Talvez ao reduzir outros sintomas de saúde mental, os psicodélicos facilitem o abandono do abuso de substâncias.

Distúrbios alimentares

As experiências místicas e psicodélicas que uma pessoa tem com a terapia psicodélica podem afastar sua imagem corporal de pensamentos prejudiciais, potencialmente aliviando os sintomas de distúrbios alimentares.

Uma revisão sistemática de 2020 relata pessoas que passaram por terapia psicodélica para transtornos alimentares, várias das quais disseram que suas experiências sob a influência de drogas lhes ofereceram novos insights que os encorajaram a adotar hábitos mais saudáveis.

Riscos

Drogas psicodélicas induzem mudanças poderosas na consciência que podem causar sérios efeitos colaterais.Estes podem incluir: psicose, medo e problemas cardiovasculares.

Resumo

Drogas psicodélicas podem induzir mudanças psicológicas poderosas e quase imediatas. Algumas pesquisas sugerem que essas mudanças persistem a longo prazo, oferecendo esperança às pessoas que lutam com graves problemas de saúde mental.

Os psicodélicos continuam sendo um tratamento experimental, e não algo que alguém possa obter como rotina no consultório médico ou na terapia. Além disso, os pesquisadores não entendem completamente como eles funcionam, como prever quem obterá os melhores resultados ou como minimizar o risco de efeitos colaterais. Para a maioria das pessoas, os benefícios dos psicodélicos permanecem puramente teóricos.

Com informações do Medical News Today

Leia também: Como os psicodélicos podem ajudar a saúde mental das mulheres?