O que é THCA e quais são seus benefícios?

A cannabis sativa apresenta centenas de fitocanabinoides identificados e o THCA é um composto de fase anterior do THC e não causa efeitos psicoativos

Publicada em 25/10/2022

capa
Compartilhe:

Redação Sechat

O ácido tetrahidrocanabinólico, ou THCA, é um canabinóide abundante em plantas de cannabis vivas e cruas. O THCA é um canabinóide não psicoativo encontrado nos caules, folhas e flores das plantas de maconha e acredita-se que tenha uma variedade de benefícios à saúde. O aquecimento do THCA pode convertê-lo em um canabinóide diferente. Esse canabinóide é o delta-9-tetrahidrocanabinol, mais conhecido como THC, o canabinóide famoso pelos efeitos psicoativos da maconha.

O THC é provavelmente o canabinóide mais conhecido. No entanto, a planta de maconha viva ou crua não contém tecnicamente THC, ela conterá uma grande quantidade de THCA, que se converte em THC quando descarboxila devido à exposição ao calor.

Descarboxilação é o termo científico para o processo que ocorre quando a cannabis é aquecida e o THCA é convertido em THC. O calor remove um grupo ácido carboxílico do ácido tetrahidrocanabinólico, ou THCA. A descarboxilação pode ocorrer quando a cannabis é exposta a muitos tipos de calor, incluindo o calor envolvido em fumar ou vaporizar cannabis, ou o calor a que a cannabis é exposta quando deixada ao sol por um longo período de tempo.

Portanto, o THCA é o precursor do THC, pois se converte em THC quando exposto ao calor. No entanto, é muito importante lembrar que o THCA é um canabinóide único que possui propriedades únicas. O THCA tem uma composição química diferente do THC e esses dois canabinóides afetam o corpo de maneira diferente.

A molécula de THCA é grande para se encaixar nos receptores CB1 dentro do sistema endocanabinóide da maneira que o THC faz, modo como o THC causa efeitos psicoativos.