O que a cannabis pode oferecer para o mundo

Sinergia é uma das possibilidades

Publicada em 13/05/2023

capa
Compartilhe:

Especial para o Sechat

Eu tive o privilégio de participar do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal e da Medical Cannabis Fair e posso afirmar a importância desses eventos em promover o conhecimento sobre a Cannabis e levar informações atualizadas sobre saúde, negócios e legislação. Um evento que priorizou o conhecimento sobre o tema para nós médicos veterinários, especialistas, profissionais da saúde e para outros profissionais que estiveram presentes. A chamada sinergia, ou seja, a interação quando o todo é maior do que a simples soma das partes. O que percebi, foi que o resultado final confirmou que unir os propósitos é o caminho para melhorar a saúde de todos.  

Sabe onde mais encontramos sinergia? Nos óleos Full Spectrum da Cannabis sativa L.!

O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de maio, quando o Expo Center Norte em São Paulo se tornou o epicentro da discussão mais esperada do ano, reunindo pessoas de todo o mundo em um encontro emocionante.

No salão principal, as mesas-redondas e palestras estavam a todo vapor. Cada participante do congresso era um especialista em seu campo, mas juntos, eles estavam explorando novos horizontes sobre a planta Cannabis Sativa L. 

Palestrantes discutiram os avanços e desafios na área, abordando temas como terapias, bioconstrução, nutrição e muito mais.

Um dos meus palestrantes mais aguardados era Erik Amazonas, professor de Endocanabinologia em Medicina Veterinária da UFSC, que relatou sobre o uso da Cannabis na saúde e seu potencial industrial sustentável.

Julia e Erik Amazonas



Erik argumentou que a legislação atual precisa mudar para acomodar o uso da Cannabis em tratamentos veterinários e acredita no enorme potencial da planta no tratamento de diferentes patologias que envolvem dor, doenças alérgicas imunomediadas, quadros inflamatórios, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, epilepsia, evidenciando a excelente alternativa na busca de terapias para ajudar animais com diversas patologias a terem maior autonomia e qualidade de vida.

O especialista também destacou a importância do uso da planta na nutrição animal, especialmente a semente que é composta por proteínas de fácil digestibilidade, ácidos graxos, vitaminas e minerais de grande valor em dietas.

Erik apresentou uma grande novidade que não se aplica apenas na Medicina Veterinária, na qual a Cannabis mostra seu potencial, já que a fibra da planta tem uma eficiência incrível na bioconstrução, possibilitando o desenvolvimento de projetos sustentáveis que visam reduzir o consumo e resíduos gerados em construções civis tradicionais.

Além disso, tive o prazer de encontrar e criar memórias felizes que levarei comigo nessa vivência com pessoas extraordinárias, como o Professor Erik Amazonas, Rodrigo Montezuma (Assessor Técnico, Jurídico e de Relações Institucionais do CFMV), Kátia Ferraro (CEO da EQUINECARE e coordenadora GT veterinário ABICANN), Luna Vargas, uma mulher admirável e educadora canábica, Fabio Mercante (mais conhecido como Dr. PetCannabis), e outras magníficas conexões.

O Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal foi um grande sucesso, reuniu profissionais e autoridades do Brasil e do mundo. 

Já estou ansiosa para a próxima edição em 2024. Bom, a expectativa é grande entre nós participantes para descobrir o que o futuro reserva para essa planta fascinante.