O mercado de cannabis na Alemanha

Os dados retratam um mercado médico que está crescendo de forma constante, embora não no ritmo vertiginoso que alguns analistas previam

Publicada em 03/10/2022

capa
Compartilhe:

Redação Sechat

Desde março de 2017 o uso de cannabis medicinal na Alemanha está descriminalizado, no primeiro semestre deste ano uma quantidade recorde de cannabis foi importada para vendas médicas e uso científico. Os dados retratam um mercado médico que está crescendo de forma constante, embora não no ritmo vertiginoso que alguns analistas previam um boom do mercado de ações de cannabis de 2018-20.

As importações de flores e extratos secos durante os primeiros seis meses de 2022 somaram 10.487 quilos (11,6 toneladas), 6,1% a mais que no primeiro semestre do ano passado, quando foram importados 9.840 quilos, segundo dados do Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos (BfArM).

A cannabis seca é contada como peso em quilogramas, enquanto o peso dos extratos é calculado como a quantidade de flores secas usadas para a produção de extratos importados.

Em todo o ano de 2021, a Alemanha importou 20.589 quilos de cannabis para fins médicos e científicos, um aumento substancial em relação aos 13.346 quilos em 2020. A Alemanha importou aproximadamente 8.057 quilos de cannabis em 2019.

No ano passado, produtores licenciados canadenses enviaram 6.493 quilos de flores e extratos de cannabis medicinal para a Alemanha, representando cerca de um terço das importações do país; no entanto, esse percentual está caindo.

O Canadá foi responsável por mais de 38% de todas as importações de cannabis medicinal da Alemanha desde 2017, de acordo com uma reportagem do jornal Der Spiegel, citando dados do governo.

Os dados sugerem que, embora o Canadá mantenha sua posição de liderança como o principal exportador para a Alemanha, está sendo cada vez mais desafiado por outros países.

As empresas que visam o mercado de importação alemão são avisadas para não aceitar qualquer previsão de crescimento exponencial. Dados do governo alemão mostram que as importações caíram significativamente no último trimestre em três dos últimos cinco anos.

Embora isso possa parecer decepcionante para aqueles que esperavam um crescimento exponencial imparável, ainda é impressionante ver um mercado que começou com menos de duas toneladas métricas de importações em 2017 crescer para mais de 20 toneladas importadas em 2021.

O plano da Alemanha de legalizar a cannabis recreativa terá um impacto desconhecido no mercado médico, mas são esperados resultados positivos, dia a dia mais países aderem à legalização da cannabis tanto na Europa quanto na América, crescendo o mercado em todo o mundo.