O impacto ambiental gerado pelo homem e o cânhamo como possibilidade de recuperação verde

Ontem foi o dia de celebrar a consciência ambiental e entender quais são os problemas contemporâneos e como a cannabis pode contribuir para amenizar e auxiliar na revitalização do meio ambiente

Publicada em 23/12/2022

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

O cânhamo é capaz de absorver substâncias tóxicas de solos contaminados, transformando-os em terras aráveis. A planta também impede o crescimento de “ervas daninhas” e os caules possuem  centenas de aplicações ecológicas, podendo mitigar o impacto ambiental da agricultura em solos e ecossistemas que foram severamente danificados pelo cultivo extensivo.

No dia 22 de dezembro se celebra o dia da consciência ambiental, trata-se de estarmos cientes da conveniência de agir com respeito e compromisso com o lugar e região que estamos inseridos, com a consciência dos danos que o homem faz ao meio ambiente.

Cânhamo: Potencial de desenvolvimento no Brasil

As possibilidades da planta de cânhamo são principalmente suas fibras (caule) e sementes dada a geração de matéria-prima para diversas indústrias transformadoras de base, como a indústria têxtil, de papel e celulose, móveis, plásticos, construção civil, suplementação alimentar e farmacêutica. O interesse agroindustrial do cânhamo é enorme e se difere do uso adulto, ou seja,tratam-se de  mercados diferentes. 

O cânhamo industrial contém um nível mínimo de THC, a famosa molécula que causa os efeitos psicoativos da cannabis recreativa. Enquanto a cannabis cultivada em estufa requer luz, água e tratamentos, o cânhamo industrial tem muitas vantagens, tanto ecológicas quanto econômicas.

Uma cultura ecológica

De muitas maneiras, o cânhamo usado para fazer óleos de CBD é elogiado por seu impacto ambiental positivo. Na verdade, trata-se de  uma planta com um sistema radicular profundo, que precisa de uma quantidade limitada de água para crescer. Especialmente resistente,  não requer inseticida, fungicida ou herbicida, o que contribui muito para torná-lo um cultivo ecologicamente correto. Sua resistência a condições climáticas adversas também são aliados importantes, pois o aquecimento global parece estar se acelerando, assim como sua capacidade de armazenar CO2.

Nitrogênio 

Outra vantagem é que,enquanto algumas culturas intensivas extraem nutrientes do solo, o cânhamo devolve nitrogênio . Também se fala da capacidade da planta  de descontaminar solos absorvendo metais pesados. Seu sistema radicular ajuda a combater o aparecimento de erosão. Quando se quebram, as raízes liberam nutrientes que melhoram a qualidade do solo.