<strong>O futuro da alimentação animal: cânhamo é a nova aposta no Texas</strong>

Funcionários da agricultura do estado norte americano aprovaram rações derivadas de cânhamo para galinhas e cavalos e autorizaram a agência estadual a estabelecer regulamentações para esses produtos

Publicada em 31/03/2023

capa
Compartilhe:

Por Portal Hemp Today

A Lei de Controle de Alimentos Comerciais do Texas designou o Serviço de Controle de Alimentos e Fertilizantes do estado estadunidense para o estabelecimento de novas regras sobre o uso de cânhamo e seus derivados em rações comerciais nas formas de farelo de sementes e óleo.

O Serviço de Controle definiu os dois derivados da semente de cânhamo como ingredientes de ração para todos os ciclos de vida e categorias de cavalos e galinhas no estado.

Restringindo o mercado

Embora o cânhamo tenha sido legalizado para cultivo e declarado uma commodity agrícola pela Lei Agrícola dos EUA de 2018, a falta de aprovação específica para ração animal reteve os mercados de grãos de cânhamo, dizem as partes interessadas.

A Texas Hemp Growers Association enviou uma avaliação de risco ao Serviço de Controle em 2022, que iniciou o processo de revisão e aprovação de ingredientes. A avaliação de risco foi baseada em pesquisas sobre produtos de sementes de cânhamo realizadas na Tarleton State University.

Com a proliferação de produtos ou animais contendo cânhamo, a indústria de ração dos EUA, reguladores de ração e autoridades de saúde animal pressionaram por mais pesquisas para desenvolver regras uniformes.

Preocupações com a saúde

Várias organizações lideradas pela Associação de Oficiais de Controle Alimentar Americano (AAFCO) foram co-autoras de uma  carta aberta conjunta no ano passado alertando contra o cânhamo em rações para animais e rações para animais de estimação, dizendo que esses produtos não comprovados representam ameaças à cadeia alimentar humana. AAFCO disse que é muito cedo para saber se o cânhamo é seguro para fazendas e animais de fazenda e animais de estimação.

A US Hemp Feed Coalition (HFC) recuou, sugerindo que o aviso da AAFCO pinta a indústria com um pincel excessivamente amplo, combina grãos de cânhamo com canabinóides e atrasa anos de progresso na indústria do cânhamo.

Benefícios demonstrados

O HFC liderou esforços para limpar a farinha de sementes de cânhamo para galinhas poedeiras. Esse subproduto sobra após a prensagem da semente para o óleo de cânhamo. A coalizão apresentou um pedido de aprovação do material ao Centro de Administração de Alimentos e Medicamentos para Medicina Veterinária (FDA-CVM) há três anos, com base em pesquisas que demonstraram que os ovos de galinhas poedeiras analisados ​​apresentavam múltiplos benefícios nutricionais, eram seguros e continham sem THC ou outros canabinóides.

Separadamente, a Food & Drug Administration (FDA) dos EUA também disse que a falta de pesquisa significa que as alegações curativas feitas em relação ao uso de CBD em animais não são comprovadas . A agência alertou contra donos de animais suplantando cuidados veterinários ao administrar o composto, que é derivado de flores de cânhamo.

Leia também: Utilização da cannabis para tratamento de animais apresenta ótimos resultados, diz estudo