O cargo que acredito para o próximo ano

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Arquivo/Sechat)

Por Danilo Lang

Antes de mais nada, é importante reforçar que o setor da cannabis precisa dos mesmos profissionais que outros setores, como: contadores, designers, advogados, médicos, vendedores, representantes, jornalistas, publicitários, gestores… enfim, e a lista é tão longa quanto um anuário de profissões para quem quer prestar vestibular e/ou escolher uma nova carreira. 

Mas por onde começar? Primeiramente, quero trazer alguns dados bem interessantes sobre o mercado da cannabis no Brasil e no mundo.  De acordo com  estudos da Kaya Mind, o mercado nacional pode movimentar mais de 320 mil postos de trabalho após o 4o ano de regulamentação. O outro dado vem da Leafly, em que no início de 2022 apontou um crescimento de mais de 107.000 postos de emprego criados no setor da cannabis nos EUA, em 2021. No total, são mais de 428.000 empregos suportados pelo setor da cannabis no ano passado no país norte-americano. 

Isso nos mostra que o setor está crescendo, tem muita oportunidade e precisamos nos preparar. A cada mês surgem novas vagas e empresas, mas há uma profissão que me chama mais atenção como oportunidade a curto prazo e é sobre isso que quero conversar com você agora. 

Mas se preparar para o quê? 

Bom, você tem 2 caminhos: o primeiro é esperar “o mercado se consolidar” e o segundo é começar a entrar no setor a partir de agora. Lembre-se de que não existe certo ou errado, você precisa avaliar suas prioridades, momento de vida, carreira e objetivos profissionais, para então tomar a decisão com base no seu cenário. Mas convenhamos, qual será o seu indicador que o mercado já se consolidou? É um pouco relativo e esse nível/escala pode variar de acordo com a percepção e objetivos de cada pessoa. 

Estando à frente da Cannabis Empregos, um portal de vagas de trabalho para o mercado nacional, posso dizer  que, na minha opinião, uma das vagas que teve uma que mais me chamou a atenção em 2022, tanto pela quantidade, volume de profissionais e o alto número de candidatos em tão pouco tempo. Sim, estou falando de Representantes Comerciais, Propagandistas Médicos e/ou Consultores Médicos. 

Resumidamente, trata-se do  responsável por divulgar os produtos da empresa, sendo a porta de entrada da companhia  para o mercado. Faz toda a ligação e relacionamento com os profissionais de saúde que prescrevem (ou desejam prescrever) produtos à base de cannabis para seus pacientes. 

Uma segunda boa notícia é que as empresas importadoras precisam de representantes em todo o Brasil, claro que as capitais e maiores cidades podem ter uma prioridade de atuação maior, mas a necessidade é nacional, o que possibilita profissionais de norte a sul do Brasil poderem trabalhar no setor da cannabis, inclusive, muitos atuando também no modelo híbrido e realizando prospecções e relacionamento também de maneira digital, via videoconferência. 

Venho  notado que não apenas o volume desse perfil tem aumentado para o setor da cannabis, mas também a qualidade dos profissionais e suas vivências, que muitas vezes chega a passar de décadas em atuação com representação médica. 

Mas do ponto de vista de carreira, o que podemos esperar da vaga de representante comercial? Alta concorrência, por isso, é preciso se preparar. 

Um volume maior de empresas estão entrando neste segmento  medicinal a cada mês, e as que já atuam também precisam continuamente formar novas equipes e expandir suas regiões de atuação. Mas contratar novos profissionais não é o suficiente, uma boa equipe, para performar, precisa de algumas características técnicas e comportamentais, como: 

– Perfil voltado a atingimento de metas; 

– Saber trabalhar de maneira remota; 

– Criação de relacionamento constante; 

– Comunicação clara e eficaz; 

– Técnicas de vendas e negociação; 

– Resiliência; 

– Saber escutar;

– Disciplina; 

– Planejamento; 

– Organização, entre muitos outros itens. 

Você possui  essas características? Lembre-se que a concorrência é alta e você precisa se destacar. 

Conversando com empresários do setor, é praticamente unânime comentar sobre cada um dos pontos acima. Querem pessoas tecnicamente boas, com alto nível de experiência, vivência no setor medicinal e preferencialmente com cannabis. Mas apenas isso? Não! É necessário  ter uma ótima gestão do tempo, habilidades em vendas e mentalidade de atingimento de metas. 

Mas como começar a atuar como representante comercial? Já posso adiantar que não conseguirei passar todos os detalhes neste texto, mas os primeiros passos são: 

– Entender a planta e como o mercado funciona; 

– Compreender o público alvo, suas dores e necessidades;

– Se especializar por meio és de cursos e workshops;

– Participar de eventos medicinais;

– Ganhar experiência na área, mesmo que fora do mercado de cannabis;

– Seguir as empresas e entender seus modelos de negócio;

– Ficar de olho nas oportunidades de emprego e se candidatar às vagas assim que divulgadas, para garantir melhores visualizações do seu currícu;

– Preparar o seu currículo de maneira assertiva, clara e que transpareça o/a profissional que é e vendendo sua imagem positivamente. 

E todas as outras profissões citadas no início do texto? Também estão em alta e são demandadas pelo mercado, tendo vagas em aberto e oportunidades reais para quem tiver interesse. Agora, a curto prazo, na minha opinião, o cargo de Representante Comercial só tende a aumentar e é um dos que mais veremos aparecer em 2023. Afinal, esse é o primeiro passo para as empresas começarem a faturar e expandir suas operações e demais equipes. 

Espero ter te ajudado no seu caminho profissional dentro do setor da cannabis, desta vez, um pouco mais voltado aos representantes de cannabis medicinal. 

Desejo uma excelente trajetória profissional!

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese