Nova tecnologia é grande promessa para o desenvolvimento de tratamentos com Cannabis

A nova tecnologia pode reduzir a quantidade de Cannabis medicinal necessária e minimizar os efeitos colaterais

Publicada em 26/10/2020

capa
Compartilhe:

Uma nova tecnologia da Nextage Therapeutics Ltd. está sendo desenvolvida para permitir que as moléculas de cannabis cheguem diretamente ao cérebro, um avanço que pode impulsionar o desenvolvimento de tratamentos para pessoas que sofrem de uma série de doenças.

Com base na pesquisa realizada no Technion-Israel Institute of Technology, a capacidade das moléculas de erva daninha de cruzar a barreira sangue-cérebro (BBB) ​​poderia reduzir a dosagem necessária de Cannabis medicinal e minimizar os efeitos colaterais causados ​​por tratamentos que se espalham para outros órgãos, de acordo com um artigo no Jerusalem Post.

>>> Estudo revela que quase metade dos pacientes com Esclerose Múltipla usam Cannabis medicinal

Uma variedade de tratamentos pode ser avançada para doenças como Parkinson, Alzheimer, epilepsia, câncer no cérebro e dores crônicas, sugere o artigo.

O BBB é “uma barreira entre os vasos sanguíneos do cérebro (capilares) e as células e outros componentes que compõem o tecido cerebral”, explica informações da Universidade de Queensland. Portanto, da mesma forma que o crânio oferece proteção contra danos físicos, o BBB “fornece uma defesa contra patógenos e toxinas causadores de doenças que podem estar presentes em nosso sangue”.

>>> CBD reduz dano pulmonar causado pela COVID-19

Embora a tecnologia tenha sido projetada com canabinoides em mente, ela não impede o uso com outros compostos químicos também.

O plano é patentear a nova tecnologia antes de negociar com empresas que querem usá-la para desenvolver tratamentos para doenças cerebrais.

Com relação à doença de Alzheimer, "a administração de medicamentos BBB é o fator limitante no desenvolvimento futuro de novas terapêuticas para o cérebro", observa um artigo de 2020 na Frontiers in Aging Neuroscience.

>>> Eleição nos EUA pode ter benefícios colaterais positivos para o mercado canadenses de Cannabis

“Historicamente, o BBB tem apresentado desafios significativos no desenvolvimento de medicamentos para doenças do sistema nervoso central (SNC), ao impedir que a maioria dos medicamentos chegue ao cérebro em concentrações terapeuticamente relevantes”, de acordo com uma declaração no início deste ano da Denali Therapeutics Inc., dos Estados Unidos, que está desenvolvendo tecnologia própria para cruzar o BBB com doenças neurodegenerativas.

A empresa afirma que sua tecnologia “permite uma ampla distribuição e melhores níveis de exposição de proteínas terapêuticas em todo o cérebro”.

Fonte: Angela Stelmakowich/The GrowthOp