A verdade sobre o lúpulo e o canabidiol

Relatos na internet afirmam que tanto a cannabis quanto o lúpulo são da mesma família de plantas e, por isso, o composto presente na cerveja produz canabidiol. Mas será essa alegação verdadeira?

Publicada em 21/03/2024

capa
Compartilhe:

Nos meandros da internet, circula a ideia de que as cervejas contenham canabidiol (CBD) graças à presença do lúpulo, o que desperta curiosidade e especulações. Contudo, a professora botânica estrutural da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Vanessa Cristina Stein, esclarece os fatos.

Um vídeo viral propagou a noção equivocada de que o lúpulo, espécie de planta da família da cannabis utilizadas na produção da cerveja, seria a fonte de canabidiol. No entanto, essa associação carece de fundamentos científicos sólidos.  

1663945407138.jpeg
Vanessa Stein | Foto: Arquivo

Segundo Stein, “o lúpulo não possui as enzimas necessárias para a síntese de canabinoides como o ácido canabigerólico (CBGA), fundamental para a produção de compostos presentes na cannabis. Assim, não há embasamento para afirmar que o lúpulo fornece canabidiol”.

A pesquisadora explica que, embora compartilhem uma ascendência botânica comum, o lúpulo e a cannabis têm características químicas e efeitos completamente distintos.

Vale lembrar ainda, que os terpenos, responsáveis pelos aromas e sabores das plantas, incluindo a cannabis, podem ser adicionados às cervejas por razões gastronômicas. Contudo, essa prática não resulta na extração de canabidiol, conforme ressalta Stein.

Portanto, é essencial desmistificar a ideia de que o lúpulo confere canabidiol às cervejas. A ciência nos mostra que, embora o lúpulo ofereça uma gama de benefícios à bebida, a presença de canabidiol não é um deles.

Referências:  

https://www.mdpi.com/2223-7747/13/6/864

https://www.mdpi.com/2223-7747/12/6/1225