Na contramão do governo, Anvisa facilita acesso a medicamentos à base de cannabis

No início deste mês, o corpo técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou uma resolução para acelerar o alcance aos remédios

Publicada em 27/10/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de O antagonista

Apesar do governo se mostrar contra qualquer medida que facilite a comercialização ou uso medicinal de medicamentos contendo princípios ativos da cannabis, a demanda por remédios à base da erva tem crescido no Brasil, diz a revista Crusoé. O acesso vem sendo facilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Segundo a revista:

"No início deste mês, o corpo técnico da agência publicou uma resolução para acelerar e facilitar o alcance aos remédios. A medida simplifica o cadastro dos pacientes que precisam dos medicamentos."

"[…] As decisões da agência vão na contramão do que deseja Bolsonaro. Ao se referir ao assunto, o presidente tenta manter uma conexão com sua ala ideológica mais conservadora, que sempre associou a cannabis a uma prática de pessoas com inclinação de esquerda."

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Nos últimos 6 anos os pedidos de importações de medicamentos à base de cannabis cresceram mais de 2400% no país, saltando de 856, em 2015, para 19 mil no ano passado. E a marca de 2020 já foi superada em 2021. Lembrando que essas importações ainda dependem de receituário médico para acontecer.

Veja também

https://www.sechat.com.br/anvisa-autoriza-dois-novos-produtos-de-cannabis-no-brasil/
https://www.sechat.com.br/anvisa-conclui-processo-de-analise-de-registro-de-novo-cbd-para-ansiedade/
https://www.sechat.com.br/anvisa-otimiza-processo-de-avaliacao-da-importacao-de-produtos-derivados-de-cannabis-por-pessoa-fisica/