Mudança de governo e polêmica do CFM dão força aos eventos de cannabis

Após recentes reviravoltas na área política e médica, o Brasil demonstrou que não irá ficar parado no desenvolvimento de novas estratégias para levar a terapia canabinoide à população

Publicada em 08/11/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

As atuais mudanças na área política e a revogação da Resolução n° 2.324/22 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que dispõe sobre a prescrição e a atuação médica em congressos e palestras relacionados ao uso medicinal da cannabis, tomaram caminhos surpreendentes, como a volta  de eventos sobre o uso medicinal da planta. 

Congressos e palestras da área de saúde contam cada vez mais com a participação de players e especialistas do setor canábico para discutirem sobre a pauta de forma profunda e necessária para o debate, infelizmente, ainda tão controverso. 

Um exemplo disso é a participação do neurocirurgião e diretor científico da Sechat, Dr. Pedro Pierro, no XXVIII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação, que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, no qual o médico falará sobre o uso de canabinoides na prática esportiva.

O uso medicinal da cannabis não para de crescer no país. Só em 2021, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) registrou 40 mil novas autorizações para importação de produtos de cannabis de uso médico. Além disso, segundo informações da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (FACT), diversas associações de pacientes espalhadas pelo Brasil atendem hoje  cerca de 100 mil pessoas que sofrem com algum tipo de distúrbio ou patologia na qual a cannabis demonstrou eficácia e o número tende só a crescer.

Um olhar para o futuro

Atualmente, segundo o último dado reportado pela Anvisa, existem por volta de 2.400 prescritores de cannabis em território nacional, isto é, cerca de 0,5% apenas dos 550 mil profissionais médicos inscritos no CFM.

Muito dessa desconfiança se dá devido ao preconceito associado à planta, contudo, após as eleições deste ano e a suspensão da resolução do CFM, há um sentimento geral de que o ecossistema da cannabis está cada vez mais forte e unido para enfrentar as barreiras impostas pelo sistema.  

É preciso que pacientes, médicos, pesquisadores e a indústria como um todo, busquem informações e dados confiáveis para embasar o tratamento, assim como o poder executivo, legislativo, judiciário e órgãos reguladores que busquem levar os benefícios desta terapia a toda sociedade. 

A Sechat Academy


Pensando em uma maneira de derrubar essas barreiras e quebrar paradigmas, o braço educacional da plataforma Sechat, a Sechat Academy, lançou um curso que promete ensinar médicos a se tornarem prescritores, para que a terapia canabinoide se torne algo comum entre todos aqueles que necessitarem deste tratamento.

Intitulado de “Curso de Imersão de Prescrição de Canabinoides na Prática Clínica”, o evento vai ocorrer em 19 de novembro, das 8h30 às 18h, no anfiteatro do Edifício JK, localizado na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1600, no bairro paulistano Itaim Bibi (SP). 

Realizado de forma presencial,  presencial, contará com aulas práticas e teóricas do diretor científico da Sechat, Dr. Pedro Antonio Pierro Neto – neurocirurgião e um dos primeiros prescritores do uso medicinal da cannabis no Brasil, Renata Monteiro, farmacêutica e diretora científica do Instituto Jurema, Dr. Wilson da Silva Lessa Jr., psiquiatra e professor da Universidade Federal de Roraima e também do Dr. Luis Marcelo Pierro, médico, professor da Universidade Nove de Julho e responsável pela metodologia ativa do curso.

“Farão parte dessa imersão apresentações e debates de casos clínicos reais. Serão abordados tratamentos para depressão, transtorno de ansiedade, epilepsia, doenças neurodegenerativas e degenerativas, transtorno do espectro autista, dor crônica e doença autoimune, entre outras enfermidades”, comenta Dr. Pedro Pierro.

Por isso, médicos que desejam participar deste curso e garantir sua oportunidade de se tornar um prescritor, as inscrições já estão abertas. Basta acessar www.sechatacademy.com.br e clicar no botão “Fazer inscrição“ para não perder essa oportunidade de participar de um dos mercados que mais cresce no país.  

Sobre a Sechat

Fundada em 2019, a Sechat é uma Plataforma de conhecimento e negócios relacionados ao uso medicinal da Cannabis no Brasil e no mundo.

Conheça mais sobre os serviços e produtos Sechat:

Sechat: o primeiro e principal portal dedicado aos assuntos relacionados à cannabis medicinal no Brasil, se destaca na cobertura dos temas de saúde, legislação e negócios relacionados à planta.

Medical Cannabis Fair: a maior e principal feira da América Latina sobre o uso medicinal da Cannabis.

Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal: ocorre em paralelo à Medical Cannabis Fair e traz as principais autoridades do Brasil e do mundo sobre os temas relacionados ao uso medicinal da Cannabis, legislação e negócios relacionados à Cannabis.  

Sechat Academy: plataforma de ensino e pesquisa sobre o uso medicinal da Cannabis, voltada para os profissionais da saúde que queiram saber como prescrever ou reciclar seus conhecimentos sobre a prescrição de produtos derivados da cannabis.

Serviço

> Data: 19 de novembro de 2022 – Das 8h30 às 18h

> Local: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1600 – Itaim Bibi

> São Paulo – SP

Mais informações e inscrições em:

www.sechatacademy.com.br

Para mais detalhes: 

(11) 99431-0221