México: Qual o próximo passo?

Publicada em 29/07/2022

capa
Compartilhe:

Por Redação

Aqueles que consomem cannabis no México estão em meio à incerteza das autoridades, porque enquanto a Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN) declarou que, a criminalização de pessoas por transportar mais de cinco gramas de maconha é inconstitucional, as autoridades de saúde não atualizaram a legislação. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

A falta de regras claras e a promessa de regulamentação por parte do governo federal tem desencadeado indivíduos, empresas e até organizações a criarem lojas online para a venda de produtos de cannabis e seus derivados em todo o país, no entanto, a maioria desses produtos e negócios carece de alvarás oficiais, o que tem gerado brechas legais, já que não existe uma lei que delimite os rumos desse mercado.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O uso adulto da maconha é uma das buscas dos grupos favoráveis ​​ao seu consumo. No México, há pelo menos 5,7 milhões de usuários de maconha, de acordo com a Pesquisa de Coesão Social para a Prevenção da Violência e Delinquência.

Ao mesmo tempo, a maconha é uma das drogas oferecidas pelo crime organizado, situação que, segundo os mesmos grupos, poderia ser reduzida com a descriminalização de seu consumo. A movimentação da sociedade mexicana, debate sobre o que deve ou não ser flexibilizada na legalidade do consumo da maconha.