Mercado de cannabis medicinal se desdobra e chega aos profissionais da nutrição

Com o Mercado Canábico em ascensão, a demanda por pacientes que buscam tratamentos pela perspectiva da terapia integrativa aumentou

Publicada em 31/08/2022

capa
Compartilhe:

Por Redação

O Sistema CFN/CRN comemorou na última quarta-feira, 31 de agosto, o Dia do Nutricionista. A data é fundamental para a saúde, pois a nutrição representa um dos pilares do desenvolvimento humano. O dia marcou também o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Um dos grandes problemas que especialistas da saúde enfrentam, assim como as pessoas, é o sobrepeso e a obesidade. Segundo a pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde, quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021, no ano anterior a porcentagem ficou em 57,5% e antes da pandemia, em 2019, a taxa era menor, 55,4%.

É possível observar que, com o passar dos anos, crianças e adolescentes estão sofrendo cada vez mais cedo com os problemas relacionados ao sobrepeso e obesidade infantil. O problema pode ser ainda mais prejudicial quando aparecem doenças associadas ao excesso de quilos. O coração e as artérias sofrem consideravelmente, assim como o restante dos órgãos do corpo. A obesidade tornou-se o quinto fator de risco de morte no mundo.

Ainda conforme o estudo realizado pelo Ministério da Saúde, o índice de obesidade em 2021 ficou em 22,35% no Brasil. O desempenho foi superior ao do ano anterior, que marcou 21,55%.

Por esta razão é dada a importância a manutenção de uma alimentação equilibrada e variada, os nutricionistas certificam-se de que os problemas de excesso de peso decorrem do sedentarismo e do excesso de calorias atreladas a vida moderna, os profissionais da saúde, no exercício das suas funções priorizam analisar cada caso pessoal e, juntamente com o paciente, trabalham para o acesso a qualidade de vida.

Os seres humanos e todos os vertebrados possuem o sistema endocanabinoide (SEC), presente nas células de todo o corpo. Como por exemplo, no cérebro, no sistema imunológico, no fígado, na pele, nos olhos. Em suma, o sistema endocanabinoide ajuda a regular e harmonizar uma série de funções básicas do corpo, como a percepção da dor e também a temperatura corporal. Acredita-se que o SEC seja a razão pela qual a cannabis é capaz de tratar tantos sintomas e doenças

O profissional de Nutrição não só educa sobre os alimentos que nosso corpo necessita para se manter saudável, mas também colabora com o médico no tratamento de algumas doenças, a fim de contribuir desde a nutrição até a reabilitação do paciente. Dentro das políticas alimentares, contribui com a investigação que desenvolve para a tomada de decisões em aspectos de disponibilidade alimentar, prevenção e promoção da saúde, entre outras funções. 

Parabéns a todos estes profissionais!