Medical Fair Brasil promove evento sobre envelhecimento e saúde

O evento terá como pauta principal os desafios para um envelhecimento saudável em tempos de pandemia, além dos impactos da crise do novo coronavírus na saúde física e mental da geração acima de 60 anos. As lives acontecerão no mesmo horário, das 18h3

Publicada em 29/04/2021

capa
Compartilhe:

Nos dias 5, 6 e 7 de maio ocorrerá a Expo Silver Care, série de lives gratuitas promovidas pela Medical Fair Brasil (MFB) em parceria com com a Sonorabiz, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da MFB. O evento terá como pauta principal os desafios para um envelhecimento saudável em tempos de pandemia, além dos impactos da crise do novo coronavírus na saúde física e mental da geração acima de 60 anos. Nos três dias, as lives acontecerão no mesmo horário, das 18h30 às 20h. Para se inscrever gratuitamente, basta clicar aqui.

>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM

Segundo a diretora-executiva da Sonorabiz e responsável pela curadoria do evento, Alessandra Azanha, o evento contará com a participação de pesquisadores renomados, contribuindo com conteúdos científicos e dinâmicas integrativas com foco na saúde física, cognitiva, emocional e mental. Também serão explorados o que Azanha chama de “os três pilares fundamentais para integrar e potencializar a sinergia do indivíduo e o processo do envelhecimento”, que são:  bem-estar, prevenção e autonomia.

A Expo Silver Care conta com o apoio do Programa USP 60+, que busca integrar a comunidade idosa ao público universitário e às diversas áreas do conhecimento; do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC); da Aging 2.0 São Paulo, e da ATIVEN, consultoria especializada em inovação e longevidade.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Programação

No primeiro dia (5) da Expo Silver Care, o tema em discussão será “Envelhecimento & Saúde”, onde, em um primeiro instante, o médico gerontólogo Alexandre Kalache falará sobre os desafios para um envelhecimento saudável em tempos de cólera. Às 19h, a médica psiquiatra Flávia Ismael discorrerá sobre os impactos da pandemia na saúde mental. A partir das 19h30 , o professor de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Hélio Zylberstajn, apresentará a importância da saúde para o terceiro dividendo econômico.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

No dia 6, a relação da Silver Care com a tecnologia será destaque. Às 18h30, o professor e diretor-geral da ATIVEN Envelhecimento Ativo, Sérgio W. Duque-Estrada, abordará o papel da telemedicina na pandemia e apresentará um panorama de 2020 e possibilidades para 2021. Às 19h, a médica, professora e pesquisadora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, Carla da Silva Santana Castro, falará sobre a relação entre tecnologia e isolamento social e o papel das plataformas digitais. 

Às 19h30, Sônia Brucki, membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e coordenadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e o pesquisador e criador do ISGame, que ajuda idosos na prevenção do Alzheimer, Fábio Ota, levantarão um debate que tem como tema “Tecnologia & Cognição: efetividade no tratamento e prevenção do declínio cognitivo”.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

No último dia do evento (7), o tema será “O sistema de saúde brasileiro está preparado para o envelhecimento populacional?”, dado pela professora de políticas de saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e representante do Centro Internacional da Longevidade (ILC) em São Paulo, Marília Louvison.

Às 19h, a professora e médica geriatra Karla Giacomin falará sobre idosos na pandemia, e às 19h30, o geriatra e professor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Wilson Jacob Filho, abordará os impactos da pandemia na saúde física.

https://www.sechat.com.br/idosos-estao-usando-cannabis-para-problemas-de-saude-comuns-revela-estudo/
https://www.sechat.com.br/nao-ha-ligacao-entre-o-uso-de-cannabis-e-declinio-cognitivo-em-idosos-aponta-novo-estudo/
https://www.sechat.com.br/como-o-cbd-pode-ajudar-alguns-idosos-a-se-exercitarem/