Marca indiana desenvolve jeans feitos a partir do cânhamo

Segundo o CEO da empresa Canvaloop Fiber, o cânhamo não causa impactos ao meio ambiente, diferentemente das fibras sintéticas

Publicada em 14/12/2020

capa
Compartilhe:

A Canvaloop Fiber anunciou recentemente o pré-lançamento de sua nova marca SLOW, apresentando jeans feitos de cânhamo do Himalaia.

Em 2016, o fundador e CEO da CanvaLoop, Shreyans Kokra, começou a encontrar alternativas de materiais de moda sustentáveis ​​que oferecessem recursos de desempenho desejados pela maioria dos consumidores modernos, mas sem o impacto ambiental das fibras sintéticas. Isso o levou ao cânhamo do Himalaia.

>>> Cânhamo pode proporcionar momento histórico para o agronegócio brasileiro

“Pertencente a uma empresa familiar que está em têxteis sintéticos há mais de 40 anos, testemunhei em primeira mão o impacto da moda no meio ambiente", disse Kokra. "Quando descobri o cânhamo, percebi seu potencial para substituir os materiais têxteis convencionais como uma alternativa muito mais sustentável."

>>> Cânhamo está na nova coleção de roupas de Marina Ruy Barbosa

O desafio, diz ele, era construir "tecnologia adequada" que pudesse converter a casca dura da planta do cânhamo em uma fibra macia o suficiente para fazer roupas.

>>> Empresa francesa cria máscaras de cânhamo contra a Covid-19

O cânhamo do Himalaia, um tipo de planta Cannabis Sativa, cresce nas cordilheiras do Himalaia na Índia e no Nepal por conta própria, sem a ajuda de fertilizantes ou inseticidas. Além disso, o cânhamo do Himalaia repõe o solo em que cresce.

A maioria das partes da planta, como botões e folhas, pode ser usada para fazer vários produtos de CBD. Enquanto isso, a casca dura dessas plantas pode ser usada para produzir fibras sustentáveis.

>>> Cânhamo e a sustentabilidade no mundo têxtil

“O cânhamo pode não apenas curar as pessoas, mas também o mundo”, disse Shreyans.

Fonte: Javier Hasse/Benzinga