"Mais conhecimento e menos preconceito", defende ação em prol da cannabis medicinal

Caminhada foi realizada de forma simultânea em várias cidades do país

Publicada em 16/11/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de Correio do Estado

Em defesa do uso medicinal da Cannabis - planta popularmente conhecida como maconha -, com dignidade e informação, em Campo Grande, nesta sexta-feira (15), pais de autistas, profissionais de saúde e outros participantes da sociedade civil, compunham a 1º Caminhada Internacional pelo dia Mundial da Proclamação da Cannabis Medicinal.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

A concentração para a caminhada foi dentro da Praça do Rádio Clube, tendo inicio às 16h e chegada com exposição na Praça Ary Coelho. Também houve uma breve explanação do tema com profissionais de saúde, como o médico psiquiatra Teodoro Custódio da Silva Júnior.

Para a presidente da Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Pro D Tea­), Carolina Spínola Alves Corrêa, a data é uma ótima oportunidade de mostrar que quem sente dor não pode esperar: “Queremos trazer para a sociedade mais conhecimento e menos preconceito sobre o tema. São informações que podem salvar vidas. E mais do que isso, queremos com esta ação contribuir para a regulamentação da cannabis medicinal no Brasil”, exclamou Carolina, organizadora da caminhada.

O encontro contou com a participação da sociedade civil organizada, como pessoas físicas, familiares de pessoas com deficiência, profissionais da saúde, representantes comerciais de produtos importados a base da planta, advogados, médicos, biólogos, associações nacionais e cidadãos que necessitam dessa medicação para terem qualidade de vida.

Profissionais voluntários estiveram disponíveis no local para atender a população tirando dúvidas e distribuindo materiais impressos. Depoimentos em vídeo foram exibidos explicando assuntos como benefícios, legislação, comércio, mercado financeiro e outras declarações a fim de desmistificar o uso medicinal da planta.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

O evento foi realizado pela Pro D Tea­, em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos sobre a Cannabis (SBEC) – Núcleo Verde Campo Grande, e o Grupo Florescer - Pacientes de Cannabis e Saúde.

DIA MUNDIAL

O dia 15 de novembro foi consolidado mundialmente como o dia da cannabis medicinal. No ano de 1994 a história se abriu em diversas regiões do planeta. Foi neste dia que a Federação de Cientistas Americanos solicitou ao governo dos EUA que acelerasse a pesquisa sobre o uso medicinal da cannabis.

Ficou então proclamado o dia 15 de novembro como "Dia da Cannabis Medicinal", com diversas manifestações em várias cidades do Canadá e dos EUA.

No Brasil o dia da Maconha Medicinal é comemorado no dia 27 de novembro, data lembrada pelo movimento antiproibicionista brasileiro que traz à tona o debate sobre as propriedades de cura da cannabis, cada vez mais reconhecida pelo seu potencial terapêutico.

Estados da federação brasileira como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, entre outros, bem como algumas cidades fronteiriças do Paraguai e da Bolívia estiveram conectadas simultaneamente com a caminhada em Campo Grande, realizando suas ações locais.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Relacionados

https://www.sechat.com.br/no-dia-mundial-de-doencas-raras-associacao-lembra-da-importancia-da-cannabis/
https://www.sechat.com.br/como-a-cannabis-medicinal-pode-ajudar-no-tratamento-de-disturbios-do-movimento/
https://www.sechat.com.br/brasil-tem-a-pior-politica-de-drogas-do-mundo-aponta-ranking-inedito/