Leonel Radde estreia na assembleia com projeto sobre cannabis

O intuito do PL é estimular a pesquisa e distribuição pelo SUS de medicamentos à base de cannabis no Rio Grande do Sul

Publicada em 22/02/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat

Em seu primeiro dia como deputado estadual, Leonel Radde (PT) protocolou quatro Projetos de Lei na Assembleia Legislativa. Um deles refere-se ao uso medicinal da cannabis, com o estímulo à pesquisa e a distribuição dos medicamentos à base da planta pelo SUS do Rio Grande do Sul.

Os derivados da planta vêm sendo amplamente utilizados, principalmente o canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), no tratamento de diversas patologias como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla (EM) e autismo.  

Outros Projetos de Lei, já que prevêem a pesquisa e distribuição dos medicamentos de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foram aprovados em alguns estados brasileiros como São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Já Mato Grosso do Sul, Tocantins, Ceará, Sergipe, Roraima, Piauí e Maranhão aguardam tramitação ou decisão do governo do estado.  

Para Radde, que acompanha esta pauta há bastante tempo e tem conversado com associações e entidades que tratam do tema, além dos familiares de pacientes, crianças, adolescentes ou usuários adultos destes produtos:

“Penso que não podemos tolerar que o preconceito atrase ainda mais a ação do Estado no auxílio às pessoas que têm, comprovadamente, as vidas revertidas positivamente com o uso de medicamentos provenientes da maconha”, destacou.