Legisladores de Nova York pedem reforma da maconha para impulsionar economia pós-pandemia

Senadores acreditam que a legalização pode ajudar nas contas do estado

Publicada em 26/05/2020

capa
Compartilhe:

Traduzido do site The Grow Thop

A pandemia de coronavírus interrompeu qualquer chance de Nova York aprovar a reforma da maconha no início deste ano, mas os legisladores reintroduziram a ideia como uma maneira de impulsionar a economia assim que uma aparência de normalidade retornar.

Em maio, a senadora Jessica Ramos e os senadores Jamaal Bailey e Brad Hoylman, do estado de Nova York, em conjunto com a Sociedade de Assistência Jurídica, pressionaram o governador Andrew Cuomo e os legisladores a legalizarem a maconha recreativa.

Em um comunicado à imprensa, os legisladores declararam que a receita tributária da maconha legal poderia aliviar as crescentes preocupações orçamentárias em Nova York. Atualmente, o estado possui um déficit de U $ 13 bilhões e Cuomo anunciou recentemente que o estado precisa de US 61 bilhões em ajuda federal para evitar cortes "devastadores" nas escolas de Nova York, departamentos de polícia, hospitais e muito mais.

“Não basta dizer que o estado não tem dinheiro. Temos que encontrá-lo ”, diz Ramos ao The New York Post . "Acredito que legalizar a maconha pode ajudar."

Cuomo defendeu fortemente a legalização da Cannabis no ano passado, embora seus esforços para legalizar através do orçamento do estado no início deste ano tenham ficado aquém. As diferenças de opinião sobre como a receita tributária gerada pela maconha deveriam ser alocadas pareciam reconciliadas em março, mas o surto de coronavírus atingiu Nova York.

Com o prazo de 1º de abril se aproximando, os legisladores se concentraram em aprovar um orçamento viável para manter o estado em funcionamento em meio à pandemia.

Durante uma recente entrevista coletiva, Cuomo foi perguntado por que ele não pressionou a legalização da maconha nem as apostas esportivas como impulsionadoras econômicas da ajuda federal. Cuomo se opôs à caracterização.

"É uma obrigação do governo federal, como parte da administração dessa pandemia nacional, que eles forneçam alívio financeiro aos governos estaduais e locais, da mesma maneira que cuidaram das grandes corporações", diz Cuomo. "Apoio a legalização da passagem da maconha", acrescenta. “Eu trabalhei muito para aprovar. Acredito que sim, mas não fizemos isso nesta última sessão porque é uma questão complicada e precisa ser feita de maneira abrangente.”

Os defensores da legalização concordam com o sentimento de Cuomo, apesar de ainda insistirem na maconha legal como uma solução imediata, em vez de um problema para mais tarde.

“A legalização da maconha não acontece da noite para o dia, e a pandemia do Covid-19 provavelmente continuará afetando nossa sociedade após 2020.

A aprovação de um programa regulamentado de Cannabis nos aproxima de ajudar as comunidades que foram afetadas desproporcionalmente pelo Covid-19 e mais policiamento“, afirma Ryan Lepore, vice-diretor do New York NORML, em entrevista ao New York County Política.

“A receita tributária, a criação de empregos e a sobrecarga em nosso sistema de justiça criminal são agora mais necessárias do que nunca. Portanto, a implementação imediata de um programa legal de Cannabis estaria alinhada com a capacidade do estado de se recuperar nos próximos anos após o Covid-19 ”, diz Lepore.