Por redação Sechat
A primeira edição do Legado Talks, evento idealizado por Renata Alves e Tatiane Cruz, já mostrou a que veio. Com um debate aberto e sem preconceitos sobre o uso da cannabis, ou maconha, para quem não quiser usar o nome científico da planta, o evento ampliou a discussão sobre o uso medicinal e industrial na comunidade.
Realizado no último dia 24 de junho, o encontro foi dividido em três painéis: empreendedorismo, uso terapêutico e reparação histórica. O Legado Talks trouxe para a conversa nomes de peso, como:
> Cris Guterres (jornalista);
> Filipe Sabara (Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo);
> André Lozano (advogado criminalista);
> Gabriela Arima (advogada antiproibicionista);
> Danilo Biu (historiador e vice-presidente de torcidas Gaviões da Fiel);
> Ticiana Santana (empreendedora);
> Dra. Lih Vitória (cientista periférica);
Além de representantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Einstein, entre outros nomes.
“Viemos realmente quebrar estigmas. Estou muito orgulhosa de poder trazer um debate tão importante e fundamental para dentro da periferia”, afirma Tatiane Cruz, que é empreendedora social e fundadora da Galáxia Beauty.

Renata Alves, criadora do Quebrada Produções e idealizadora do evento juntamente com a Tatiane Cruz, reforça que é mais do que necessário falar sobre a cannabis nas comunidades. “Muitos moradores escutam a notícia que vai ter remédio de cannabis no SUS e não fazem ideia de como isso pode estar presente em sua vida, já que maconha é droga e ponto final. Explicar o que está acontecendo de forma fácil e a nossa missão. Além de toda parte medicinal, a planta tem um potencial enorme de empreendedorismo. São esses nossos objetivos”, afirma.
O formato do encontro deve em breve ser replicado em outros territórios sempre abordando as dúvidas e necessidades de cada comunidade.
Empreendedorismo na comunidade
O Legado Talks inaugurou o Legado Hub, o primeiro coworking de Paraisópolis. Um ecossistema de membros engajados, que atuam em áreas diversas do empreendedorismo social, cultural e ambiental, encorajando soluções de desenvolvimento, geração de renda, reparação histórica e legado de impacto positivo em comunidades.
Imagens: Daniele Duardo