John Oliver fala sobre terapia psicodélica assistida: grande potencial se for feita com responsabilidade

Oliver investiga os muitos usos diferentes de psicodélicos, incluindo espiritualidade, cura e recreação

Publicada em 21/02/2023

capa
Compartilhe:

Por El Planteo

John Oliver está de volta com "Last Week Tonight" e novamente investiga um assunto muito intrigante: os benefícios potenciais da terapia assistida por psicodélicos . O programa, que foi ao ar no domingo, investiga a história dos psicodélicos e seus potenciais benefícios para a saúde mental.

Depois de tirar sarro de si mesmo como sempre, o autoproclamado conhecedor de drogas Oliver investiga os muitos usos diferentes de psicodélicos, incluindo espiritualidade, cura e recreação, ao longo dos séculos. No entanto, o show se concentra no uso de psicodélicos na terapia.

Por meio de entrevistas com veteranos que sofreram de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e passaram por terapia assistida por psicodélicos, Oliver mostra o impacto positivo que o tratamento teve em suas vidas. Um veterano compartilha como o tratamento o ajudou a se reconectar com seu corpo e o deixou mais confortável com a vida. Outro veterano que recebeu uma dose completa de tratamento psicodélico relatou uma redução significativa dos sintomas, com resultados imediatos após a primeira sessão.

O tom do programa fica sério quando Oliver avisa aos telespectadores que o uso de psicodélicos foi fortemente regulamentado no passado, com os legisladores e a sociedade temendo os efeitos desconhecidos dessas drogas. Além disso, o apresentador alerta que podemos repetir os mesmos erros do passado se não agirmos com cautela nos próximos anos.

Como aponta Oliver, espera-se que o FDA aprove o MDMA e a psilocibina para uso clínico em breve. O potencial desses medicamentos é promissor, mas há preocupações quanto à acessibilidade e à necessidade de cautela ao administrá-los em um ambiente controlado por profissionais médicos treinados.

Empresas como a Compass Pathways (NASDAQ: CMPS) também buscaram patentes para proteger suas formulações e métodos de administração de terapia psicodélica, levantando preocupações sobre acessibilidade e acessibilidade.

Confira o vídeo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=a546lxxJIhE&t=310s