III Inovatec acontece em Brasília

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Divulgação/Inovatec)

Por redação Sechat com informações de Inovatec

Já imaginou conhecer em detalhes suas predisposições patológicas por meio de um exame genético e remediar doenças futuras cuidando das deficiências corporais do agora? 

Que tal se atualizar sobre novas tecnologias terapêuticas e o uso da robótica na medicina? Você sabe o que é medicina canabinoide? Você já ouviu falar sobre medicina diagnóstica e medicina de precisão atuando de forma conjunta para atender às necessidades únicas de cada indivíduo? E a nanobiotecnologia? De que forma essas nanopartículas podem ser utilizadas nos cosméticos e na saúde da mulher, por exemplo? 

Parece coisa do futuro ou bastante técnica, mas essas novas tecnologias, conhecimentos e inovações já são realidade na vida de muitos brasileiros e estarão presentes no III Encontro Internacional de Inovação em Saúde do Distrito Federal – III INOVATEC, promovido pela People&Science e Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicadas (NuPMIA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) com apoio do Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC) e o SEBRAE DF.

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro o Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC abre espaço para discussão e exposição de tudo o que há de mais moderno na área de saúde e biotecnologia internacionais. Neste ano, o tema central do III INOVATEC é ‘A Integração do Ecossistema de Saúde para os Desafios da Sociedade Atual’. 

“Além de levantar debates inovadores nos temas de inteligência artificial aplicada à Saúde, diagnóstico de precisão, doenças infecciosas, vacinas, epidemiologia, microscopia avançada, nanobiotecnologia, saúde pública e tecnologias disruptivas com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia, queremos promover a união entre o ecossistema do setor de saúde e a academia”, projeta o presidente do III INOVATEC, Dr. José Roberto Leite.

O que vamos encontrar na terceira edição?

A terceira edição do maior evento multidisciplinar de inovação em saúde do Centro-Oeste receberá mais de 30 palestrantes e cerca de 25 empresas com soluções revolucionárias no setor. Entre os destaques, o exame genético que mapeia o Sistema Endocanabinoide do corpo para desenvolvimento de medicamentos de alta precisão, novos dispositivos para coleta de amostras e diagnósticos rápidos, produtos adesivos que descontaminam ambientes hospitalares, softwares que promovem a conexão entre paciente e médico, além de tecnologias educacionais na área da saúde. 

“Neste ano, a FIOCRUZ vai apresentar uma pesquisa em saúde por meio da realidade aumentada. Selecionamos os palestrantes com muito critério. São nomes de expressão no cenário brasileiro e internacional”, afirma a Dra. Andreanne Gomes Vasconcelos, Presidente da Comissão Científica.

Simultaneamente às palestras, os visitantes poderão conferir as novidades da I Feira de Inovação Tecnológica em Saúde do Distrito Federal no espaço Sebrae Biotic – uma novidade nesta edição. No ambiente, aberto à visitação gratuita, as empresas poderão apresentar suas tecnologias, construir network e promover rodadas de negócio em ambientes privados. “Entre os destaques da feira está uma empresa do Uruguai que desenvolve cosméticos à base do carvão ativado da Cannabis.

Também teremos outros produtos de cânhamo, uma variação da Cannabis, como o hempcret (tijolo sustentável usado na construção civil), roupas, cabo carregador e papéis produzidos com a fibra da planta. O nosso evento tem esse objetivo de mostrar práticas revolucionárias e modernas que aumentam a qualidade de vida dos pacientes e trazem mais sustentabilidade ao planeta”, enfatiza Leite.

Cannabis medicinal no III INOVATEC

Além da exposição de produtos desenvolvidos com a fibra da erva, o tema Cannabis para fins medicinais também foi incorporado na programação principal do evento, pela primeira vez. A coordenadora científica do III INOVATEC, Dra. Andreanne Gomes Vasconcelos, afirma que as pesquisas científicas envolvendo a Cannabis já apresentam resultados promissores no tratamento de diversas doenças e encontros como esses servem para que a comunidade científica possa dar visibilidade aos achados da academia. “A comissão científica entende a importância de debater e fomentar essas discussões científicas sobre o uso medicinal da Cannabis. A gente sabe que as pesquisas têm avançado bastante no tema, com diversas aplicações para o tratamento de muitas condições e doenças, e não só mais doenças neurológicas e do Sistema Nervoso Central. Mas condições como câncer e outras inflamações”, afirma a pesquisadora.

Transmissão ao vivo

Outra singularidade nesta edição é a transmissão ao vivo de toda a programação. De acordo com o Dr. José Leite, a comunidade científica está ansiosa por eventos nestes moldes. “O modelo híbrido atende a quem está perto e longe.

Acompanhe por aqui:


A primeira edição em 2018 e a segunda em 2020 foram presenciais. Agora, o evento será híbrido com transmissão síncrona pelo YouTube no canal da People&Science para os inscritos na modalidade online. Esperamos a participação presencial de pelo menos 300 profissionais da área de saúde nas palestras, e pelo menos 800 pessoas a transitar na Feira ao longo dos 3 dias de evento. A participação virtual pode dobrar esse número”, conclui Leite.

Para completar, a programação do III INOVATEC inclui também minicursos que serão ministrados na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, meetup de empreendedorismo, apresentação de trabalhos e premiações. 

Para ver os detalhes e fazer a inscrição clique aqui: 

https://doity.com.br/iii-inovatec

Confira a programação:

>   25/11/2022, às 14h30: abertura e coquetel network.

>   26/11/2022, a partir das 9h00: palestras e feira. 

> 27/11/2022, a partir das 9h00: apresentação de trabalhos acadêmicos e tecnologias, feira, meetup de empreendedorismo.

Endereço: Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) DF 003, próximo à Granja do Torto.

Assessoria de imprensa: (61) 98301-5554 – Manuela Borges

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese