1ª canábica brasileira acelerada pela Google for Startups fomenta o “hempreendedorismo” feminino

A Xah com Mariaz promove o programa Hempreenda Xah feito exclusivamente para mulheres visando a entrada de mais mulheres no mercado da cannabis

Publicada em 27/05/2023

capa
Compartilhe:

Por Gabriela Fernandes

.
Fundada em 12 de outubro de 2021 pela produtora cultural Katia Cesana, a Xah com Mariaz se propõe a mudar a vida de mulheres que desejam atuar ou já atuam no mercado da cannabis. Seu propósito também é o de tornar esse mercado mais igualitário no que diz respeito aos espaços ocupados por mulheres. De acordo com a revista Forbes, em 2022 as mulheres possuíam 22% dos cargos de nível executivo, apesar de serem parte importante dos consumidores de produtos canábicos.

Katia é fundadora da Xah com Mariaz. (Foto: Divulgação)

.Por meio de mentorias e cursos ministrados pela startup, mulheres que já atuam nesse mercado verde se conectam com novas empreendedoras. Para participar do programa não é exigido grau de conhecimento ou envolvimento com a planta. A Xah acredita essencialmente que o que falta para que mais mulheres façam parte desse mercado da cannabis são  oportunidades e a criação de uma rede de apoio entre mulheres com o propósito de “hempreender”, um possível caminho para mudar esse cenário.

.

O desenvolvimento da Xah foi feito com a socialtech B2Mamy, que conta com uma parceria com a Google for Startups que fornece mentorias e apoio às startups, fazendo o processo de aceleramento. A Xah com Mariaz promove e auxilia empreendedoras que desejam vender produtos canábicos permitidos hoje no Brasil, mesmo a cannabis ainda não sendo legalizada em território nacional. Isso é possível por meio dos terpenos que podem dar cheiro de maconha para um produto sem ter a cannabis em sua composição.

.

É o caso do creme desenvolvido pela acriana Giovanna, mais conhecida como Gi do Acre, uma empreendedora fruto do programa Hempreenda Xah. Seu creme possui terpeno e terpenóide que ativa o sistema endocanabinóide. “Ele é um creme que ativa o sistema endocanabinóide sem precisar de CBD ou THC. Isso acontece através de um terpenóide que existe na Amazônia chamado beta-cariofileno, que é extraído da árvore Copaíba. Essa árvore é referência para tratamento em infecções na região”, explica Giovanna.

.

Gi do Acre no hempreendedorismo feminino

.

Em 2016 Giovanna saiu do Vale do Juruá, interior do Acre, mais especificamente da cidade Cruzeiro do Sul, para vir para o sudeste do país a fim de ingressar no ensino superior. Durante seu curso formou uma família e teve duas filhas, com isso acabou se dedicando exclusivamente à maternidade, deixando a faculdade de lado. Passados alguns anos, por circunstâncias da vida, Giovanna se viu com o casamento falido, sem formação no ensino superior e a responsabilidade de cuidar de duas filhas. Ela sabia que precisava encontrar uma saída para aquela situação, estava grávida da segunda filha e tentava se divorciar há dois anos.

.

Gi do Acre encontrou motivação no "hempreendedorismo". (Foto: Divulgação).

Navegando pela internet encontrou o programa Hempreenda Xah. Se inscreveu no curso e com a ajuda de sua mentora Katia Cesana desenvolveu o projeto da sua empresa Caboclas 4i20, que venderia o creme Regenera Cabocla. “Eu entrei no curso sem perspectiva. Não tinha noção de businnes, cannabis”, conta Giovanna. Já no primeiro módulo do curso, passou por uma transformação interna que mudou sua percepção sobre o assunto, passou a ver ali uma oportunidade de modificar a condição que vivia unindo sua melhor habilidade, a cosmetologia, aos seus conhecimentos nativos. Sua cidade natal fica mais próxima da floresta amazônica peruana do que da capital, o que fez com que aprendesse sobre os medicamentos naturais encontrados naquela região, pela dificuldade de acesso às farmácias.  

.

No segundo módulo do curso, no momento em que apresentaria seu projeto, minutos antes recebeu a ligação de sua mãe informando que sua prima, que morava junto à família no Acre, havia sido internada e entubada. Mesmo com essa notícia concluiu sua apresentação e ao final informou que não daria continuidade em sua participação no programa, pois iria para o Acre ver sua prima.

.

No dia que Giovanna chegou no Acre, visitou sua prima por volta do meio-dia e no período da noite ela veio a falecer. Era saudável, seu adoecimento foi repentino e morreu sem causa diagnosticada. Giovanna exigiu que fosse feito um exame que foi enviado à São Paulo, para que a família pudesse ter conhecimento da causa da morte. No dia do sepultamento tiveram a notícia de que ela havia falecido por uma doença, lúpus sistêmico, que poderia ser tratada com a cannabis.

.

Na situação em que Giovanna se encontrava: divorciada e de luto, comunicou Katia que estava desistindo do programa. Sua mentora insistiu para que ela não fizesse isso, pois estava evoluindo muito bem no curso e não poderia desistir na etapa final. Se disponibilizou para atendê-la e concluir a mentoria fora do cronograma do curso e assim o fez. Em outubro de 2022, o projeto da empresa Caboclas 4i20 foi concluído e recebeu o convite de Katia para testar o MVP (Mínimo Produto Viável) na ExpoCannabis do Uruguay para tirar sua ideia do papel.

.

O produto foi muito bem aceito no evento e validado pelo público da feira. Ali mesmo Giovanna e Katia desenvolveram uma parceria com a empresa Coolterps, primeira empresa brasileira de blends de terpenos, que após um pitch passou a fornecer o terpeno para a produção do creme. Elas faziam questão que a produção do produto, com origem da Amazônia, não dependesse de um insumo vindo do exterior, sendo um produto 100% nacional.

.

No dia 23 de maio de 2023 o creme Regenera Cabocla ganhou seu número de registro na Anvisa e estará disponível para venda no site www.caboclada.com.br a partir do dia 03 de junho de 2023. O produto promove relaxamento, hidratação profunda, reposição de nutrientes e é super antioxidante. Atua em linhas de expressão e inflamação na pele. Tem cheiro de maconha e é verde.

.

 Ao final da entrevista Katia pergunta para Giovanna qual transformação o Hempreenda Xah fez na sua vida e ela explica que “me fez sentir capaz de também ocupar esse espaço”. Espaço de empresária que está começando e já colhe os frutos pelo seu trabalho. Em julho a Xah inicia mais um Hempreenda Xah, para se inscrever acesse o perfil no Instagram @xahcommariaz e entre em contato com elas. No perfil do Instagram você também encontra a programação completa da Kasa Círculo de Cultura, o espaço físico da Xah localizado na cidade de São Paulo.