Hempcrete dá “passo importante” nos EUA

De acordo com as partes interessadas, é apenas uma questão de tempo para que o concreto de cânhamo seja reconhecido como um material de construção aprovado pelo o Conselho de Código Internacional (CCI)

Publicada em 01/03/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat com informações de Hemptoday

Em setembro passado, o Conselho de Código Internacional (CCI) acatou manifestação do HEMP Building Institute (HBI) - organização sem fins lucrativos - sobre o uso de misturas de cânhamo e cal como material de construção sem carga e sistema de preenchimento de paredes no Código Residencial Internacional (CRI).

Segundo Jacob Waddell, presidente do HBI, o processo de regularização do material pelo CCI está em sua última etapa, faltando apenas concluir comentários oficiais que explicam a linguagem do código.

Passo importante

“Este é um passo importante em uma jornada para tornar o hempcrete uma opção para ampla adoção na indústria da construção”, disse Waddell. “Profissionais da indústria da construção agora têm um guia sobre o que é necessário para construir com hempcrete e o material educacional pode ser desenvolvido para divulgar os requisitos do código”, destacou o empresário.

Os artigos do CRI são essencialmente códigos modelo que as jurisdições norte americanas poderão adotar. O material estabelece normas mínimas para habitações unifamiliares e bifamiliares. As diretrizes, que servem de base para o código de construção residencial em todos os estados dos EUA, exceto Wisconsin, são baseadas em princípios amplos que possibilitam novos materiais e novos projetos de construção. Os códigos do CCI são usados ​​principalmente nos Estados Unidos, mas alguns outros países também os adotam.

Onde as autoridades locais de construção adotam os padrões do CRI, arquitetos e construtores podem especificar o material nos pedidos de licença de construção.

O que diz o código?

Os códigos de modelo do CCI, atualizados regularmente, cobrem questões de segurança de edifícios relacionadas a projeto e construção, segurança contra incêndio, encanamento, sistemas mecânicos e eficiência energética. Especialistas em construção e segurança em toda a América do Norte contribuem com conhecimento para o desenvolvimento do código do Conselho. Os membros votantes do comitê do CCI trabalham para agências governamentais de saúde e segurança. 

O documento do CRI aborda o uso de misturas de cânhamo e cal em regiões de baixo risco sísmico sem engenharia. Edifícios em áreas de alto risco requerem um projeto de engenharia.

O pedido original de certificação de hempcrete para o CRI foi apresentado no ano passado pela US Hemp Building Association, que arrecadou mais de US$ 50.000 para desenvolver o material. O Hemp Building Institute está agora procurando arrecadar US$ 20.000 adicionais para completar o comentário explicativo, destinado a esclarecer “qualquer mal-entendido em potencial e expandir a compreensão dos leitores sobre alternativas conhecidas que podem não ter entrado no código”, disse o HBI em um comunicado. 

Imagem: ISOHemp