Health Canadá aumentará o acesso legal a psicodélicos para terapia

Empresa de psicodélicos Numinus afirma que alterações feitas ao Programa de Acesso Especial do país entram em vigor agora em janeiro

Publicada em 03/01/2022

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de Mugglehead

No início desse ano, os pacientes canadenses terão maior acesso à substâncias restritas como psilocibina para terapia.

Em uma declaração feita no fim do ano passado, a Numinus Wellness Inc. (TSX: NUMI ) elogiou a Health Canada por emendar o Programa de Acesso Especial (SAP) do governo, que permite que os pacientes tenham acesso a medicamentos não aprovados para doenças graves quando os tratamentos convencionais falharam.

As mudanças entrarão em vigor quando os regulamentos oficiais forem publicados em 5 de janeiro, de acordo com a empresa de psicodélicos.

A psilocibina é conhecida como um alucinógeno e sua ação está relacionada aos neurotransmissores glutamato e serotonina. (Foto: Pexels/Loifotos)

A Numinus diz: “O acesso será fornecido quando houver dados suficientes para apoiar a segurança e eficácia do medicamento para a condição específica do paciente”.

As alterações permitiriam que os profissionais de saúde se candidatassem em nome dos pacientes que buscam acesso, o que será considerado caso a caso. Os profissionais de saúde que buscam psicodélicos para fins de treinamento profissional não serão elegíveis.

Em 2013, a Food and Drugs Act e Regulamentações do Canadá incluíram emendas regulamentares que proibiam o acesso a drogas restritas, como psicodélicos e outras drogas à base de sal, para aplicações fora dos fins científicos e de pesquisa.

“Corrigir o SAP e corrigir um erro histórico com base no estigma destaca o compromisso do Canadá em tornar as terapias psicodélicas assistidas uma possibilidade para muitos canadenses que lutam com o bem-estar mental”, disse o fundador da Numinus, Payton Nyquvest, no comunicado.

“Embora acreditemos que este seja apenas o começo de uma grande mudança que está por vir, isso significa um passo importante para a criação de acesso seguro e expandido ao tratamento e cuidados no setor de saúde mental por meio da medicina psicodélica. Estou orgulhoso de nossa equipe, que desempenhou um papel de longa data na defesa dessa reforma ”.

O aviso de intenção para as alterações foi publicado originalmente no Canada Gazette em 12 de dezembro de 2020, seguido por um período de consulta pública de 60 dias que terminou em 10 de fevereiro de 2021.

Organizações sem fins lucrativos como a TheraPsil têm pressionado por mudanças na estrutura regulatória do Canadá em torno da psilocibina para poder tratar doenças mentais graves relacionadas a condições de fim de vida.